Atividades em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’ começam hoje

As ações do “Dezembro Vermelho” começam nesta sexta-feira (29) em Dourados com a realização de uma blitz informativa e educativa direcionada aos motoristas na base da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na BR-163, a partir das 7h30. 

A campanha vem sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Departamento de Vigilância em Saúde e o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e tem como tema o título “Mais amor, menos preconceito”.

Aurenita Barbosa, enfermeira e coordenadora do programa lembra que no sábado (30) acontece na Praça Antônio João das 08h às 13h, a campanha “Fique Sabendo”.  Na oportunidade, serão distribuídos materiais informativos, educativos, preservativos, realização de testes rápido para HIV, Hepatites Virais e Sífilis. 

Além das ações na Praça Antônio João, a campanha “Fique Sabendo” marca presença no Clube Ubiratan, no domingo (1). Também nesta ocasião serão oferecidos serviços com o objetivo de atrair a atenção do público para o tema através da oferta de serviços e exames. 

No dia 5 de dezembro, a partir das 8h, a campanha estará na Casa de Recuperação “Novo Olhar”, com realização de aproximadamente 70 testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e Sífilis.

Aurenita destaca ainda que o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais conta com a parceria das Unidades de Saúde, sociedade civil, Rotary Clube, UFGD, Liga de Infectologia, Programa Viva Mulher, Unigran, Clube Ubiratã, entre outras entidades.

NOVOS CASOS

Dourados News publicou ontem alguns dados do Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais que indicam 94 novos casos de HIV em Dourados entre os meses de janeiro a outubro de 2019. Somando com as demais 14 cidades atendidas pelo SAE (Serviço de Ambulatório Especializado) já são 121 novos casos no total. 

PREVENÇÃO 

A Lei Federal nº 13.504, de 07 de Novembro de 2017 e a Lei Municipal nº 4.172/2018 que institui o “Dezembro Vermelho”, visam incorporar um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids, bem como, para fomento à assistência, à proteção e à promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS, na perspectiva de se alcançar maior conscientização e de se romper com as barreiras do preconceito e descriminação que ainda existe contra esse segmento populacional.

O Dezembro Vermelho é uma ação mundial de combate à Aids e todos os municípios brasileiros têm iniciativas específicas para conscientizar a população, durante este mês.
Fonte: Dourados News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *