Bill Gates deixa cargo de membro de conselho da Microsoft

Fundador da companhia agora está mais distante do que nunca da empresa, apesar de ainda ser um dos maiores acionistas

Bill Gates, fundador da Microsoft, anunciou nesta sexta-feira (13), que vai se afastar um pouco mais da Microsoft. O ex-CEO deixará também de exercer a posição de membro do conselho de diretores da empresa. O objetivo é dedicar mais tempo à Bill & Melinda Gates Foundation.

Gates já vem reduzindo sua participação na companhia há mais de uma década. Em 2008, ele abandonou o cargo de CEO justamente para se dedicar à sua fundação filantrópica, mas ainda manteve o cargo de presidente do conselho. Essa posição foi abandonada em 2014, mas ele ainda manteve um assento na companhia e seguiu exercendo uma posição de conselheiro tecnológico para Satya Nadella, a pedido do novo CEO.

O comunicado publicado pela Microsoft afirma que, apesar de não ocupar mais uma cadeira no conselho, Bill Gates ainda fará parte da companhia como conselheiro tecnológico de Satya Nadella. O cargo é único e misterioso, sem deixar claro qual é o envolvimento de Gates no cotidiano da empresa.

Apesar de manter alguma participação na empresa como conselheiro tecnológico de Satya Nadella, o afastamento do conselho coloca Gates o mais afastado da empresa que criou nos anos 1970 até hoje. Apesar disso, ele ainda é um dos maiores acionistas da Microsoft, o que garante que ele terá alguma relevância nos rumos da empresa até o momento em que se desfizer de todas as suas ações.

Com a Bill & Melinda Gates Foundation, Bill Gates tem se dedicado a ações filantrópicas e financiamento de iniciativas de combate às mudanças climáticas, ampliação de acesso a tratamentos médicos no mundo e projetos educacionais e de desenvolvimento econômico. Recentemente, Gates se aliou a Mark Zuckerberg para financiar projetos de combate ao coronavírus.

Fonte: Olhar Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: