Um em cada quatro leitos públicos de UTI em Dourados são ocupados por pacientes de Covid-19

As unidades hospitalares de Dourados estão operando com taxa global de ocupação de leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 63% de sua capacidade máxima.  Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

A maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul é referência em atendimentos de alta complexidade para 33 cidades que, juntas, compõe a macrorregião de Dourados. Fator que tem contribuído com a taxa atual de ocupação de leitos.

Dos 102 leitos de UTI-SUS em Dourados, 25% (um quarto deles) são de pessoas confirmadas com Covid-19, 13% de pacientes com suspeitas de terem sido infectadas pela nova doença, além de 25% internadas em decorrência de outras patologias. 

Em Campo Grande, 66% dos 212 leitos de UTI-SUS habilitados para uso estão ocupados. Três Lagoas tem 48% do total de 35 leitos de UTI-SUS sendo usados e Corumbá com 20 leitos tem taxa de ocupação global de 65%. 

Mais detalhes é possível observar no quadro abaixo: 

Conforme informações da prefeitura desta segunda-feira (29), das 29 pessoas atualmente internadas em leitos de UTI em Dourados, 21 estão em leitos de hospitais públicos.  Nove são moradores de municípios da macrorregião. 

Na sexta-feira (26/6) passada, membros do MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal) e MPT (Ministério Público do Trabalho) assinaram uma nota conjunta buscando conscientizar a população douradense a auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus. 

A preocupação das instituições está relacionada, principalmente, com um possível colapso do sistema de saúde nas próximas semanas, sobretudo por conta da quantidade de cidades que dependem dos leitos disponíveis em unidades hospitalares de Dourados. 

Fonte: Dourados News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: