Empresa de automação de carros quer implementar IA em satélites

Startup húngara anunciou parceria para desenvolver uma plataforma de inteligência artificial que permita que os satélites processem os dados coletados antes de enviá-los de volta à Terra

A AImotive, uma startup da Hungria que fornece tecnologias de direção automatizada, anunciou uma parceria com a empresa de satélites C3S para desenvolver uma plataforma de inteligência artificial para ser aplicada no espaço até 2021.

A ideia é adaptar o acelerador de rede neural aiWare, da AImotive, para uso em satélites – que têm um conjunto de condições operacionais que se assemelham aos carros, mas com requisitos mais rigorosos em termos de gerenciamento de energia e riscos operacionais ambientais.

“Sempre se espera, até certo ponto, que satélites possuam uma operação autônoma e inteligente. No entanto, as soluções atualmente difundidas são altamente dependentes das estações terrestres”, afirma a AImotive em seu comunicado oficial. “Normalmente, os satélites coletam dados comerciais ou científicos e os enviam sem pré-processamento. Isso é insuficiente nos casos de uso que exigem ação imediata, por exemplo, desastres naturais, soluções agrícolas de precisão, previsão e alerta baseados em dados de sensoriamento remoto e rastreamento de carga”.

Isso pode resultar em muito tempo de atraso entre a coleta de dados e a entrega de dados processados ​​aos clientes. A tecnologia da AImotive pode significar que o processamento ocorre localmente, no satélite em que as informações são capturadas.

“Espera-se que os resultados dessa colaboração acelerem a comercialização de uma ampla gama de serviços para aplicações especializadas, como telecomunicações, observação da Terra e do espaço, suporte a docking e mineração de asteroides”, afirma a empresa.

Fonte: Olhar Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: