Previsão impacta agricultura e cotidiano, principalmente no Sudeste; Estado de Goiás e parte da região Norte também devem ser afetados

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) anunciou, nesta 5ª feira (31.out.2024), uma previsão de chuvas acima da média para novembro em várias regiões do Brasil, entre elas, grande parte do Sudeste, os Estados de Goiás, Acre, Roraima, o centro-leste do Mato Grosso e partes do Amazonas. O aumento nas precipitações pode impactar significativamente a agricultura e a vida cotidiana nas regiões mencionadas.

No Rio Grande do Sul, espera-se que as chuvas fiquem dentro da normalidade. Contudo, a região centro-sul do estado pode receber volumes maiores de precipitação. Esse cenário difere do restante do país, onde as variações nas chuvas apresentam desafios e benefícios variados.

O Inmet também prevê chuvas abaixo da média em extensas áreas do Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, além do sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Essa condição pode afetar a umidade do solo na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), prejudicando o plantio da soja.

Para os agricultores do Centro-Oeste e Sudeste, a previsão de chuvas regulares é uma boa notícia. Essas condições devem beneficiar o plantio e desenvolvimento das culturas de primeira safra. No Sul, a expectativa de chuvas na média histórica e a manutenção de alta umidade do solo são vistas com otimismo para os cultivos de inverno e as projeções para a safra 2024/2025.

Além das chuvas, o Inmet projeta um aumento nas temperaturas em grande parte do Brasil. No norte das regiões Norte e Nordeste, espera-se dias de calor intenso, com temperaturas ultrapassando os 28ºC. Por outro lado, no leste do Sudeste e Sul, as temperaturas devem se manter próximas ou ligeiramente abaixo da média devido às chuvas previstas nessas áreas.


Com informações de Agência Brasil.