Com novos critérios de confirmação, MS tem explosão de casos de coronavírus

Na manhã desta sexta-feira (11), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que Mato Grosso do Sul soma mais 2.258 casos de coronavírus, totalizando 58.304 infectados pela doença. A explosão de casos deve-se ao fato da Saúde de MS estar em processo de adequação aos novos critérios de confirmação, idealizados pelo Ministério da Saúde.

Com a normativa em vigor desde agosto, além dos exames laboratoriais de biologia molecular e sorologia, em MS também passam a ser contabilizados como casos confirmados aqueles pacientes enquadrados nas seguintes situações: apresentam sintomas compatíveis; histórico de contato com caso confirmado; que fizeram tomografia ou raio-x do tórax. Dessa forma, será enquadrado no chamado diagnóstico clínico. 

De acordo com os novos critérios, o município de Campo Grande teve o maior número de casos positivos no último dia, um total de 1.631, seguido por Corumbá (90), Juti (87), Dourados (55) e Três Lagoas (35).

Do total de casos confirmados, 50.300 são considerados recuperados e 6.460 estão em isolamento domiciliar. Ainda há 514 pessoas hospitalizadas, 289 em leitos clínicos e 225 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Cinco pacientes não são contabilizados como casos de MS. 

Foram confirmados 1.035 óbitos em MS, onze foram registradas no último dia transcorridos. As vítimas fatais mais recentes são dos seguintes municípios: Campo Grande (5), Anastácio (2), Corumbá (2), Dourados (1) e Paranaíba (1). A média móvel de óbitos é de 13,71 por dia.

Até o momento, o Estado registrou 232.662 notificações, 170.358 foram descartados e 1.494 amostras estão em análise no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen) e parceiros. Outros 2.506 casos estão sem encerramentos pelos municípios.

Fonte: Dourados News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: