Windows 10 agora permite o acesso a sistemas de arquivos do Linux

Novo recurso foi implementado na versão 20211 do Windows 10, já disponível aos participantes do programa Windows Insider

Um novo recurso na segunda versão do Windows Subsystem for Linux (WSL) permite que os usuários montem e acessem discos formatados com um sistema de arquivos nativo do Linux, como o ext4, diretamente a partir do Explorador de Arquivos.

A novidade está presente na versão 20211 do Windows 10, já disponível para os “Insiders”, usuários que ajudam a Microsoft a testar novos recursos do sistema operacional. Para acessar um disco, os usuários devem primeiro montá-lo com o comando “wsl –mount“, seguido do caminho para o disco que se quer acessar, usando uma janela do PowerShell. Depois de montado, o conteúdo do disco ficará acessível no Explorador de Arquivos, sob a pasta \wsl$, ou clicando no ícone Linux na barra de acesso rápido à esquerda da janela.

Há algumas limitações: apenas discos inteiros podem ser acessados com o comando, não partições. Ou seja, se o disco de sua máquina tem duas partições, uma com o Windows e outra com o Linux, não será possível acessar o conteúdo da partição Linux usando o comando acima. Além disso, apesar do suporte a discos externos conectados via USB, não há suporte a pendrives.

A Microsoft vem investindo cada vez mais na integração entre o Windows e o Linux, com o kernel Linux sendo incluso como um componente do Windows 10 e a capacidade de executar aplicativos Linux com interface gráfica junto aos aplicativos Windows. Anteriormente, apenas os aplicativos de linha de comando eram suportados.

Anteriormente o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que a empresa “ama” o Linux. A integração entre os sistemas operacionais é vista pela empresa como uma forma de tornar o Windows mais atraente para programadores que desenvolvem sistemas para a web, que normalmente são implementados em servidores rodando Linux.

Fonte: ZDnet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: