É hoje: Nasa fará anúncio sobre descoberta na Lua

Novidade será divulgada pelo canal da agência americana no YouTube, às 13 horas; especulações sobre notícias de vida alienígena devem ser dissolvidas

Finalmente chegou o dia em que saberemos qual a grande novidade da Nasa sobre a Lua. A “empolgante descoberta”, assim como definiu a agência espacial, será revelada hoje, às 13 horas (horário de Brasília) por meio do canal da Nasa no YouTube, apenas em forma de áudio. De qualquer forma, aos otimistas por notícias sobre vida alienígena, é cauteloso afirmar que o anúncio não deve ser neste sentido.

A descoberta que será revelada foi feita pelo telescópio infravermelho Sofia. Dependendo do teor da divulgação, o assunto pode impactar diretamente na missão Artemis, que pretende levar o homem novamente à superfície lunar em 2024. De acordo com o site CNet, o Sofia é um “um avião 747 customizado que voa alto”.

O Sofia já proporcionou outras grandes descobertas à humanidade. Em janeiro deste ano, a Nasa divulgou uma imagem incrivelmente detalhada do centro de nossa galáxia, obtida com o telescópio infravermelho Sofia. O equipamento voa a 11 km de altura e nesta altitude está acima de 99% da atmosfera que bloqueia radiação infravermelha, o que resulta em imagens excepcionalmente claras do universo.

A imagem mostrou um aglomerado dos arcos, com a maior densidade de estrelas na galáxia, e um aglomerado quíntuplo, que contém estrelas um milhão de vezes mais brilhantes que nosso Sol. O buraco negro no centro da Via Láctea, chamado Sagitário-A, também ficou visível na foto como uma mancha brilhante próximo ao centro da imagem.

Missão Artemis

A primeira ação para a volta do homem à Lua deve ocorrer daqui a pouco mais de um ano. Em novembro de 2021, a Nasa pretende colocar em prática a Artemis 1, uma missão não tripulada. Já em 2023, será lançada a Artemis 2, que levará astronautas para a órbita lunar. E, por fim, a Artemis 3, que levará a primeira mulher, junto com um homem, à superfície lunar. Para isto, uma espaçonave Orion deverá ser utilizada.

Reprodução

Missão Artemis levará o homem à Lua em 2024. Créditos: Nasa/Divulgação

Segundo estimativa da agência espacial divulgada no mês passado, a operação deve custar US$ 28 bilhões, sendo US$ 16 bilhões apenas para o pouso no satélite natural. Cabe destacar que a missão Artemis deve ser apenas uma das etapas que visa levar a presença humana também a Marte, em 2030.

Fonte: Olhar Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: