Tecido inteligente reconhece refeições colocadas sobre a mesa

Dispositivo também enviará lembretes sobre itens esquecidos antes que o usuário saia de casa

Não seria útil se existisse um aplicativo que pudesse determinar o que você está comendo apenas detectando o que está em sua mesa? Isso está mais próximo de acontecer do que você imagina.   

Pesquisadores da Microsoft e de várias universidades desenvolveram o Capacitivo, um sistema de tecido inteligente que detecta quaisquer alimentos, bebidas e outros objetos que são posicionados sobre ele. 

Reprodução / Pixabay

Capacitivo, tecido inteligente, detecta objetos usando combinação de eletrodos e learning machine. Imagem: Reprodução / Pixabay

O pano usa a combinação de uma grade de eletrodos capacitivos e machine learning para avaliar o material e a forma de um determinado item.

Tecido envia lembretes

Os pesquisadores inicialmente implementaram a tecnologia em uma toalha de mesa, o que consideraram particularmente útil para cozinhar. Um aplicativo de refeições pode se conectar com tecido inteligente e sugerir uma refeição com base no que está na mesa, enquanto outro de dieta contabilizar as calorias

Os cientistas também imaginam o Capacitivo como ferramenta para ajudar quem tem o costume de esquecer objetos em casa. O tecido poderia lembrá-lo de pegar os fones de ouvido antes de sair ou avisar que ainda falta uma tigela de comida vazia sobre a mesa no momento em que você estiver lavando a louça.

Dispositivo ainda não funciona completamente

O projeto inicial tem limites, já que não reconhece objetos metálicos e não funciona tão bem com livros ou outros itens de borda quadrada.

Da mesma forma, tem problemas com cartões de crédito e outros itens. Assim, ainda não consegue identificar o conteúdo dentro de garrafas de cerveja, por exemplo. O Capacitivo, nesse estágio de desenvolvimento, não identifica o tipo e a cor da bebida.

Reprodução / Pexels

Tecido inteligente ainda não detecta todos os itens colocados em sua superfície.  Imagem: Reprodução / Pexels

Embora a tecnologia deva melhorar com o tempo, a equipe espera detectar meta e permitir a função touch screen, entre outras atualizações. 

Se tudo correr bem, isso pode levar a uma casa inteligente verdadeiramente perfeita, onde você não dependerá de balanças inteligentes, escaneamento ou outros métodos desajeitados para detectar o que está em sua cozinha.

Fonte: Olhar Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: