Após madrugada de ventos fortes e chuva, Dourados tem novo alerta de tempestade

Dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste revelam que Dourados teve ventos fortes com velocidade de 33 quilômetros por hora na madrugada desta quinta-feira (29), às 2h29, e acumulou 42.2 milímetros de chuva durante 3 horas e 46 minutos.

Também hoje o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou novo aviso de tempestade com grau de severidade de perigo potencial para uma zona que inclui regiões de São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre eles o município douradense, que ainda contabiliza os estragos de segunda-feira (26).

Com início entre 9h e 10h, esse alerta meteorológico aponta chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora, e queda de granizo. Indica ainda baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O Inmet prevê para hoje tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Dourados. Já o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) assinala muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia.

Na segunda-feira (26), alerta de tempestade foi emitido pelo Inmet pouco antes da chuva que totalizou 32.2 milímetros durante 2 horas e 40 minutos e das rajadas de vento de 46 quilômetros por hora registradas às 7h25. Horas depois a prefeita Délia Razuk (sem partido) decretou situação de emergência no município em decorrência dos estragos.

Conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a chuva média mensal em outubro em Dourados é de 144.3 milímetros. Até hoje, o índice pluviométrico já soma 133.2 milímetros, dos quais 74.4 milímetros acumulados somente nesta semana.

Fonte: Dourados News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: