Enfermagem fará paralisação por falta de pagamento, materiais e equipamentos de proteção

O Sindenf, entidade sindical que representa a categoria de enfermagem, com profissionais auxiliares, técnicos e enfermeiros, anunciou que haverá uma paralisação na próxima segunda-feira (23) em Dourados. Trata-se protesto pela falta de pagamentos previstos em acordo, materiais, insumos e até equipamentos de proteção individual. 

A categoria planeja manifestações das 7h30 às 11h no Centro Administrativo Municipal, onde estão secretarias e o gabinete da prefeita Délia Razuk (sem partido). 

Mesmo assim, será mantido quadro de 30% dos profissionais da enfermagem nas unidades de saúde, com foco em atendimento de situações agudas, de urgência e emergência. 

Em convocação aos trabalhadores, o sindicado orienta que compareçam com máscara, jaleco, levem apito, cartazes, e mantenham o distanciamento, bem como, se possível, disponham de álcool para higienizar as mãos, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

Além da falta de materiais, insumos e equipamentos de proteção individual mesmo diante dos riscos da Covid-19, esses profissionais de enfermagem queixam-se do não cumprimento, por parte da administração municipal, de acordo sobre a partilha do PMAQ, que é o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. 

Pago com base em indicadores de avaliação feita pelo Ministério da Saúde, esse recurso visa incentivar gestores e equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território nos acordos firmados e falta de materiais, insumos e EPI’s. 

Porém, no caso douradense, embora haja acordo para divisão igualitária entre os montantes pagos à Secretaria Municipal de Saúde e aos servidores, o Sindenf afirma que os atrasos são recorrentes na partilha.

O Dourados News tentou contato com a assessoria de imprensa da prefeitura e com a Secretaria Municipal de Saúde, mas, sem sucesso. 

Fonte: Dourados News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: