Telstra, Ericsson e Qualcomm batem recorde de velocidade em rede 5G comercial

A operadora de telefonia australiana Telstra, a Ericsson e a Qualcomm estabeleceram um novo recorde de velocidade em uma conexão 5G usando uma rede com tecnologia comercial e um único usuário. A marca de 5 Gbps (cerca de 625 MB/s) foi atingida em um teste no centro de inovação 5G da Telstra em Gold Coast, no leste da Austrália.

O teste é parte de um esforço da Telstra para aumentar a velocidade de sua rede e gerar conhecimento sobre a tecnologia, que poderá ser usado em um futuro imediato. O recorde anterior, de 4,2 Gbps, também havia sido obtido pela empresa em setembro passado.

A Telstra usou uma estação base com suporte a millimeter wave (mmWave) da Ericsson, a Streetmacro 6701, e alocou uma banda de 840 MHz para a conexão. Do “outro lado” não foi usado um smartphone comum, mas sim um dispositivo de teste da Qualcomm com o tamanho de um smartphone, equipado com o modem 5G Qualcomm Snapdragon X60 e módulos de antena mmWave Qualcomm QTM535 de terceira geração.

Vale lembrar que, entre as tecnologias para redes 5G, mmWave é a que oferece maior velocidade de conexão. Entretanto, o sinal tem alcance extremamente limitado (algumas dezenas de metros a partir da antena) e dificuldade em atravessar obstáculos como janelas, portas e paredes.

Isso a torna mais adequada para espaços abertos com grande concentração de público (como um parque ou estádio), do que para a cobertura de um bairro ou cidade inteira.

Um módulo de antena 5G mmWave Qualcomm QTM 525, similar ao usado para bater o recorde de velocidade em 5G
Um módulo de antena 5G mmWave da Qualcomm, o QTM 525. Imagem: Qualcomm

Segundo Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de 4G e 5G na Qualcomm, “Estamos orgulhosos de fazer parte desse marco significativo da mmWave ao atingir velocidade recorde de download de 5 Gbps. O 5G mmWave permitirá muitos novos casos de uso para consumidores e empresas, bem como permitirá que muitos dos dispositivos móveis de hoje aproveitem a capacidade de rede aprimorada, velocidade de múltiplos gigabits e baixa latência. Estamos ansiosos por continuar nossa colaboração próxima com a Telstra e a Ericsson na promoção do 5G mmWave na Austrália em 2021. ”

Fonte: Olhar Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: