O Sindicato Rural de Maracaju realiza de 6 a 11 de junho a 52ª edição da Expomara, feria agropecuária que também marca os 99 anos do município com shows nacionais gratuitos, palestras, novidades e tecnologias para o campo, simpósios, leilões e apresentações.
Maracaju é considerada uma das cidades com o agronegócio mais rico do país e, em 2020, ficou em oitavo lugar no ranking nacional entre as cidades com o maior Produto Interno Bruto (PIB) no agronegócio, com valor superior a 3 bilhões de reais.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Fabio Olegario Caminha, a estimativa é que nos cinco dias a feira movimente de 80 a 100 milhões de reais.
“Nossa capacidade é para 10 mil pessoas e esperamos atingir esse público diariamente. Temos em torno de 60 expositores com máquinas agrícolas, automóveis, tecnologia, artesanato, vestuário e muito mais. Trouxemos uma praça de alimentação do Paraná que está repleta de novidades e opções para a população, enfim, estamos com ótimas expectativas e esperamos a participação de todos nessa grande festa que é feita para o povo”, afirma.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) participou da abertura oficial do evento na noite da última terça-feira (6) e destacou o potencial da agropecuário no Estado e na região de Maracaju, além da valorização cultural do município.
“Se hoje nós temos 330 mil hectares de soja plantados, uma pecuária de referência, um Estado que conseguiu fazer o seu dever de casa e entregar competitividade aos seus produtores, é porque essa história foi construída com suas dores, suas agonias e angustias ao longo desse tempo, e hoje nosso Mato Grosso do Sul é estado que nos últimos dez anos mais cresceu no Brasil. O estado fez a sua parte, mas quem fez a maior dela foi o produtor rural”, ressalta.
Sexta geração de uma família de produtores rurais no município, o governador, acredita que cidades como Maracaju e Dourados, potentes no agronegócio, são referencia e exemplo do desenvolvimento do Estado e responsáveis por grande parte dessa evolução.
Ele ainda destacou os avanços e conquistas para posicionar Mato Grosso do Sul no mercado nacional e internacional.
“Eu não tenho dúvidas de que estamos construindo um dos melhores estados para se investir e viver, com logística e industrialização. Estamos atuando, principalmente para reformular essa logística, ligando o Estado aos oceanos Pacífico e Atlântico, por meio da Rota Bioceânica”, finaliza Eduardo Riedel.
A 52ª Expoamara acontece de 6 a 11 de junho, no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, em Maracaju. Nesta quarta-feira (7) haverá show com o cantor Paraná, da antiga dupla com Chico Rey.
Dia 8 de junho é a vez do show gospel de Eli Soares. Dia 9 sobe ao palco o cantor João Carreiro e, no dia 10 de junho, comemorando o aniversário do município, Michel Teló. Todos os shows com entrada gratuita.