Após afastamento do presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem), Sebastião Junior Henrique Duarte no dia 2 de junho, por investigações de assédio sexual, o núcleo nomeia o novo líder para assumir o cargo.

A nova composição foi publicada na edição do DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (15) e tem os nomes do Dr. Rodrigo Alexandre Teixeira, como presidente Interino; Sr. Cleberson dos Santos Paião, Tesoureiro; Dra. Lucyana Conceição Lemes Justino, Coren-MS n. 147399-ENF – Secretária Interina.

 

O caso- Sebastião Junior Henrique foi retirado de suas atribuições pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), pelo período de 90 dias. Ele é alvo de processo administrativo que apura denúncias de assédio.

Segundo publicação do último dia 2 no Diário Oficial da União, o objetivo da ação é “garantir a não interferência nas apurações das irregularidades, com a garantia da lisura e da idoneidade do processo administrativo disciplinar, com a preservação dos mais altos interesses da autarquia, eis que, em razão da posição que ocupa e da gravidade das denúncias poderá o denunciado influenciar e interferir nos trabalhos de apuração”.

Para decidir afastar o presidente do Cofen do cargo, o Conselho considerou depoimentos que informam ameaças e constrangimentos durante as investigações. “A Comissão de Verificação de Procedência de Informações não apenas identificou outros dois casos de assédio, em que as vítimas preferiram silenciar, como o caso de testemunhas em potencial que não aceitaram depor com medo de retaliações”, finaliza.