Doutor Sono é a continuação da obra-prima de terror de Stanley Kubrick, O Iluminado. Mesmo que não corresponda ao clássico brilhante, ainda é muito bom.
Stephen King quis arrancar a cabeça de Stanley Kubrick, quando viu o que o diretor de clássicos imortais como 2001 e Laranja Mecânica fez com sua obra. Sim, à primeira vista, o filme, que é considerado um dos melhores filme de terror de todos os tempos, tinha muito pouco a ver com o original. No entanto, Kubrick se resumiu à essência do livro e expôs King a verdades desconfortáveis sobre si mesmo, a cerca de seu alcoolismo na época.
Por outro lado, King elogiou Doutor Sono, embora o diretor, Mike Flanagan, também tenha tomado algumas liberdades artísticas com a sequência. Além disso, o filme não é inspirado apenas na obra de King, como também no filme de Kubrick.
VOLTE AO HOTEL OVERLOOK
Danny Torrance, interpretado por Ewan McGregor, filho de Jack Torrance (Jack Nicholson em O Iluminado), agora é alcoólatra. Ele também tem a habilidade de ler a mente de outras pessoas e receber visões de eventos futuros e passados - o Iluminado. Danny trabalha em um hospício, onde usa seu dom para confortar os pacientes.
Algum tempo depois, ele conhece a jovem Abra Stone (Kyliegh Curran), cujo dom é ainda mais intenso que o dele. Juntos, eles reprimem a seita intitulada The True Knot, que é formada por ex-usuários do poder que extraem energia vital de crianças superdotadas. Quanto mais dolorosa for a morte da criança, melhor. Danny deve aceitar o embate e retornar ao Hotel Overlook.
Assistir uma sequência de O Iluminado na tela grande não parece certo no começo. As marcas deixadas por Stanley Kubrick e Jack Nicholson são um marco na história do cinema. Mas Doutor Sono teve sucesso em algo que os criadores de It – A Coisa, Cemitério Maldito, entre outros, falharam em desenvolver nos últimos anos: Mike Flanagan não tem medo de investigar.
DOUTOR SONO É EXCELENTE COMO UM ESTUDO DE PERSONAGEM ASSUSTADOR
Há também alguns impulsos nostálgicos em Doutor Sono, que se tratam de O Iluminado. Flanagan não desrespeita o clássico, mas o aborda de maneira criativa e respeitosa. O foco aqui não está no fan service, mas na inovação.
Doutor Sono é sobre o próprio fracasso e o familiar, sobre os traumas mais profundos com os quais uma pessoa, inevitavelmente, tem que lidar para poder vencer os fantasmas de seu passado. Danny Torrance tem que assumir a responsabilidade, a cerca do que concede seu poder.
Trata-se de dar à próxima geração a chance de crescer em paz. Enquanto em O Iluminado ainda era a morte que governava tudo, em Doutor Sono arde o fogo da redenção. É puro arrepio retornar ao Hotel Overlook.
Doutor Sono está disponível no Prime Video e no HBO Max.