Crédito: CMN

Belém (PA) – O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, realiza nesta semana a primeira visita institucional ao Comando Militar do Norte (CMN).

Em Belém, logo após o desembarque no início da noite de segunda-feira (10), o primeiro compromisso do Comandante foi conhecer as instalações do Destacamento de Aviação do Exército no CMN (Dst Av Ex/CMN), capacidade que completou um ano, em junho de 2023. Atualmente, o Destacamento de Aviação opera com duas Aeronaves HM-4 Jaguar e contribui diretamente para dar celeridade às operações da Força na região da Amazônia Oriental.

Nesta terça-feira (11), o General foi recebido com Honras Militares no Quartel-General Integrado (QGI) do CMN e, entre outras atividades, participou do lançamento do selo comemorativo em alusão aos dez anos do Comando Militar de Área, que atua diretamente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e parte norte do Tocantins.

À tarde, o General Tomás conheceu o Hospital Geral de Belém (H Ge Belém). A diretora da unidade, a tenente-coronel médica Dinalva Ferreira conduziu a visitação e apresentou as instalações, assim como as obras de ampliação. O H Ge Belém conta com um efetivo de cerca de 360 militares. A unidade hospitalar é o principal apoio em saúde à Família Militar na Guarnição de Belém.

Encerrando a agenda de compromissos na capital paraense, o General participou da formatura em comemoração aos dez anos do CMN, realizada no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), momento em que constatou a coesão e o espírito de corpo da tropa do CMN. A solenidade reuniu antigos comandantes para celebrar uma década de atuação do Exército na Amazônia Oriental.

“Esse Comando tem um alto grau de importância estratégica da área. Temos uma parte do agro, parte da nossa floresta que está na expectativa das nossas ações. Então é uma honra presidir uma cerimônia como essa, em uma das áreas mais importantes para o Exército Brasileiro, para a defesa da Pátria, para a conservação do meio ambiente e para operações e missões nesta área da Amazônia Oriental”, destacou o Comandante do Exército.

Durante a formatura, os vencedores do “Desafio do Comando Militar do Norte”, uma competição entre militares do Pará e Amapá, e do 1º Concurso de Redação do CMN foram premiados. Entre eles, a aluna do Colégio Tenente Rego Barros, Mel Scofano, que conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio.“Foi um tema diferente do que estou acostumada a escrever. Fui na internet pesquisar, coletei dados. Mas acho que o diferencial foi usar citações referentes à Oração (do Guerreiro de Selva) e a Canção do CMN”, disse a estudante que pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Medicina.