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Crédito: Sd Jerry
Manaus (AM) – No dia 13 de julho, o 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO) recebeu a visita de 31 (trinta e um) alunos do 7º período do curso de Geografia da Escola Normal Superior da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), que tiveram a oportunidade de conhecer as fases e os processos empregados na produção cartográfica e as geotecnologias aplicadas no âmbito do Serviço Geográfico do Exército. A visita, de caráter técnico e acadêmico, teve início com uma palestra no auditório do 4º CGEO. Os alunos foram ambientados sobre os trabalhos de levantamento topográfico e a linha de produção cartográfica do Centro. Na sequência, os acadêmicos percorreram as seções da Divisão de Geoinformação (DGEO), área técnica da organização militar, onde tiveram a oportunidade de passar por uma exposição de materiais técnicos e cartas topográficas impressas, além de conhecer as missões de levantamento topográfico mais recentes e os programas em fase de execução, como o programa internacional de edição de Modelos Digitais de Elevação (MDE).
O Professor do Curso de Geografia e Coordenador do Laboratório de Cartografia e Geotecnologias da UEA, Dr. Flávio Wachholz, que acompanhou os universitários, enalteceu a importância da atividade: “A visita técnica ao 4º CGEO permitiu aos alunos do curso de Geografia da UEA conhecerem todo o processo de elaboração de cartas topográficas para região Amazônica. Foi importante visualizar na prática os equipamentos, softwares e impressão inerentes à produção cartográfica e utilizados pela instituição. Certamente a visita refletiu positivamente, onde o conhecimento adquirido pelo aluno, poderá ser levado para sala de aula”.
O contato com os estudantes proporcionou o enriquecimento acadêmico e a divulgação das metodologias e técnicas atualmente empregadas pela cartografia terrestre, aproximando e fortalecendo a integração do Exército Brasileiro com a comunidade local e, principalmente, valorizando a política de “Portas Abertas” das organizações militares com as diversas camadas da sociedade, em especial com as instituições de ensino.