Veículo adaptado e equipado será utilizado para reforçar serviço prestado nas Unidades de Saúde
event_available 01/09/2023 |
access_time 14:22 horas
O Jardim dos Estados recebe, neste sábado (2), Ação Social que acontece dentro das atividades do “Desenvolve Dourados em Ação”. Na Escola Municipal Frei Eucário Schmitt, entre 9h e 15h, serão ofertados diversos serviços, desde a emissão de carteira de trabalho até a oferta de vacinas contra a covid-19 e influenza, entre outras. Além disso, o Odonto Móvel, recém adquirido pela Prefeitura de Dourados, será utilizado pela primeira vez.
O veículo adaptado para o atendimento odontológico foi entregue pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) ao Núcleo de Atenção à Saúde Bucal e será destinado para atendimento odontológico itinerante aos alunos das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados e para ações estratégicas de saúde bucal no município, como acontece neste sábado.
O Odonto Móvel é equipado para todo atendimento odontológico básico e, segundo Sérgio Rôas, gerente do NASB, vai reforçar o serviço já prestado nas Unidades Básicas de Saúde. “Objetivo é atender a necessidade de pais e responsáveis que, por questões de trabalho, muitas vezes não conseguem levar as crianças para atendimento nos postos de saúde”, afirma.
A aquisição fez parte dos esforços da atual gestão para melhorar o atendimento odontológico na cidade e reduzir as filas de espera por atendimento. Para o prefeito Alan Guedes, a unidade é um exemplo de como as políticas públicas de saúde podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas da população. “Nossa intenção é sempre buscar alternativas que facilitem o acesso da população à saúde. Com esse equipamento, vamos melhorar o atendimento preventivo, principalmente das crianças”.
Segundo Rôas, o trabalho deve começar pelas escolas nos bairros de maior necessidade. “A ideia é facilitar o acesso de crianças e adolescentes aos serviços odontológicos. Com a entrega vamos agora organizar um cronograma para esses atendimentos. Iniciamos um levantamento das regiões com maiores demandas e a partir dele vamos elaborar um cronograma”, completa.