O Governo de decretou situação de emergência por 180 dias em Dourados, em razão do temporal que atingiu a cidade na noite da última quarta-feira (30)  e deixou rastro de destruição em diversas regiões. A ordem foi assinada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) e publicada na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial.

Conforme o documento, o decreto foi emitido porque o “vendaval provocou danos públicos e privados em partes das áreas urbana e rural, cujos prejuízos ultrapassaram a capacidade de resposta do município”. 

Nesse período, a prefeitura está dispensada de licitações para comprar bens necessários  às atividades de resposta ao desastre e prestação de serviços e de obras relacionadas à reconstrução da cidade e que possam ser concluídas no período de um ano. 

 

Está autorizada ainda a entrada nas casas para prestação de socorro ou evacuação e o uo de propriedade particular em caso de iminente perigo.

Na semana passada, o prefeito (PP), já havia declarado situação de emergência em decorrência do temporal.

De acordo com a meteorologia, choveu 37 milímetros no município em apenas 10 minutos. A força dos contribuiu para a destruição. A tempestade derrubou parte do teto da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no momento em que cerca de 30 pessoas estavam no local.

 

Segundo a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Dourados, ainda não há uma estimativa de prejuízos com a tempestade. A administração municipal montou uma força-tarefa para mapeamento da situação e limpeza dos locais afetados.