Hipótese era popular entre os fãs e foi oficialmente confirmada na nova produção.
ATENÇÃO! O texto a seguir contém spoilers de A Freira 2.
De mensagens subliminares a conexões com outros filmes e até inspirações na vida real, Invocação do Mal tem tudo o que é preciso para ser considerada uma das maiores franquias de terror de todos os tempos. Mesmo com histórias diferentes, todas as produções da saga se interligam de alguma forma – e A Freira 2 acaba de confirmar outra conexão muito importante.
Uma das teorias mais comuns entre os fãs da franquia indicava que a investigadora paranormal Lorraine Warren (Vera Farmiga) e a Irmã Irene (Taissa Farmiga), introduzida em A Freira, possuíam algum grau de parentesco – surgindo até mesmo a hipótese de que eram a mesma pessoa.
A teoria ganhou força principalmente porque as atrizes são irmãs na vida real e, agora, no novo longa, descobrimos que as personagens podem pertencer, de fato, à mesma linhagem: no confronto final entre Irene e o demônio Valak (Bonnie Aarons), uma montagem revela que a garota é descendente da Santa Lúcia.
Em determinado ponto da cena, vemos um breve flash dos olhos de Lorraine, indicando que, de alguma forma, a demonologista está ligada a Irene, podendo até mesmo indicar que, como Irene, ela também faça parte da linha de descendência da Santa. Isso explicaria porque as duas possuem dons semelhantes, como a clarividência.
Invocação do Mal: 7 momentos mais assustadores nos filmes de terror da franquia
Para o The Hollywood Reporter, o próprio diretor do longa, Michael Chaves, confirmou a tese: “Estou tão feliz que você perguntou sobre isso. Eu estava me questionando: ‘Será que alguém percebeu?’ Estou tão feliz que você percebeu. […] Se você ver o que é, a resposta está aí.”
A Freira 2 já está em exibição nos cinemas brasileiros.