Foi lançado nos cinemas brasileiros em 17 de agosto de 2023, mas não causou muito impacto e arrecadou apenas 126,4 milhões de dólares em todo o mundo. Apenas seis semanas depois, você já pode transmitir a nova aventura de super-heróis da DC.
O termo “blockbuster” já foi usado para descrever filmes que foram particularmente bem-sucedidos. No entanto, nesse meio tempo, o termo se tornou sinônimo de filmes grandes e caros, que precisam gerar muito dinheiro para serem lucrativos. Com um orçamento de produção de mais de 100 milhões de dólares, Besouro Azul definitivamente se enquadra nessa categoria. No entanto, nas bilheterias, a adaptação dos quadrinhos da DC foi um desastre completo. Mas será que agora ela vai se recuperar no streaming?
Besouro Azul já está disponível para streaming no serviço Claro TV+ e, muito em breve, o super-herói deve aterrizar no catálogo HBO Max, assim como as outras produções da DC.
Embora o filme ainda esteja em cartaz em alguns cinemas, ele já pode ser classificado como um fracasso de bilheteria. É improvável que ele acrescente muito aos 126,8 milhões de dólares arrecadados até o momento. É uma performance negativa para o Studio Warner, uma vez que não apenas os custos puros de produção de 104 milhões de dólares devem ser incluídos no cálculo, mas também as taxas para as operadoras de cinema e os custos de publicidade.
Isso faz de Besouro Azul o segundo fracasso da DC no ano, depois de The Flash. O filme solo sobre Barry Allen, interpretado por Ezra Miller, conseguiu arrecadar 270,6 milhões de dólares, mas também engoliu mais do que o dobro do dinheiro de Besouro Azul – e recentemente foi disponibilizado em streaming.
BESOURO AZUL: UM HERÓI DA DC COM FUTURO
No centro de Besouro Azul está Jaime Reyes, interpretado pelo astro de Cobra Kai, Xolo Maridueña, que se candidata a um emprego na megacorporação Kord Industries – porque está farto do fato de ele e sua família terem que se manter com empregos temporários. Jenny Kord (Bruna Marquezine), no entanto, não oferece um emprego a Jaime, mas apenas lhe entrega uma caixa de hambúrguer antes de sair correndo.
Quando Jaime chega em casa, sua irmã Milagro (Belissa Escobedo), seus pais Alberto (Damián Alcázar) e Rocio (Elpidia Carrillo) e seu tio Rudy (George Lopez) descobrem que a caixa não contém nada para comer, mas um misterioso escaravelho azul. E antes que Jaime perceba, ele se torna um só com o misterioso artefato, que em pouco tempo lhe fornece uma armadura de alta tecnologia com habilidades especiais…
Uma coisa é certa: o Besouro Azul não é um artefato do antigo Universo Estendido da DC (DCEU), que, de qualquer forma, não desempenha mais um papel no novo Universo DC (DCU). Pois Jaime Reyes ainda será importante no futuro da DC, como James Gunn já revelou. Ao lado do Pacificador, interpretado por John Cena, e da líder do Esquadrão Suicida, Amanda Waller (Viola Davis), ele é um dos poucos personagens que também serão relevantes no novo cosmo da DC. Gunn revelou isso após o fim da greve dos roteiristas em Hollywood, quando já estava claro que Besouro Azul provavelmente não seria um sucesso. Portanto, eles continuarão com o personagem mesmo assim.
Besouro Azul quase funciona como um Homem de Ferro da DC. Existem paralelos óbvios entre os dois personagens e suas histórias. No entanto, faz todo o sentido usar o herói mais popular da Marvel Cinematic (MCU) para esse fim – e, ainda assim, Besouro Azul tem pontos fortes completamente diferentes.
Embora o diretor Angel Manuel Soto siga a fórmula genérica de super-heróis por um longo tempo, ele ainda consegue contar uma história de origem relativamente pequena e íntima no final – e com o clã Reyes, ele coloca uma família no centro que realmente cresce em você. Assim, já estamos ansiosos para ver o que acontecerá a seguir com o Besouro Azul, conhecido como Jaime Reyes…
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!