Ação segue em todas as unidades de saúde. Pessoas entre 4 e 59 anos podem receber a primeira dose da vacina Qdenga

event_available 08/01/2024 |
access_time 16:03 horas
Augusto Baller, 13 anos, foi levado pelo pai para se vacinar (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

A vacinação contra a dengue avança em Dourados. A Prefeitura, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), contabilizou a aplicação de mais de 2.500 doses nos três primeiros dias da campanha. “Eu agradeço e parabenizo toda a população de Dourados que entendeu a importância e grandeza desta campanha”, afirmou o secretário de saúde, Dr. Waldno Lucena.

A campanha, que ganhou destaque nacional, é resultado da parceria entre a Prefeitura de Dourados e o laboratório japonês Takeda, com previsão de imunizar 150 mil douradenses que, recebendo as duas doses, garantem até cinco anos de proteção.

A vacinação contra a dengue acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, onde pessoas entre 4 e 59 anos podem receber a primeira dose da vacina Qdenga. Não podem tomar a vacina grávidas e lactantes. 

Além das Unidades Básicas de Saúde, que atendem de segunda a sexta-feira, neste sábado (6), a Sala de Vacinação do PAM atende das 8h às 12h. Além da vacina contra a dengue, também está disponível vacinas contra Covid-19 e Influenza.

QUEM NÃO PODE FAZER A VACINA?

* Como toda vacina de vírus vivo, está contraindicada para gestantes e nutrizes (amamentando).

* Imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias.

* Reação de hipersensibilidade à dose anterior.