Toyota apresenta “A sustentabilidade que te move” através de filmes e séries que fantasiam um futuro de escassez do planeta se não começarmos a mudar agora.

20th Century Fox Animation

Há tempos as produções audiovisuais e cinematográficas usam suas narrativas para explorar uma temática de importância planetária. Um desses tópicos que segue sendo pauta no dia a dia são as mudanças climáticas e a constante necessidade de buscarmos alternativas sustentáveis para a existência humana na Terra.

Os Simpsons é uma dessas produções visionárias que brinca com futuro e tecnologia e, por isso, acaba prevendo diversos acontecimentos, como em um episódio de 1995 em que Lisa viaja para 2010 e experimenta as videoconferências que são tão comuns ao mundo conectado do século XXI.

Lisa, inclusive, é uma personagem conhecida como uma das maiores ativistas ambientais da TV. Isso porque ao longo dos anos, a filha de Homer Simpson defendeu questões importantes sobre desmatamento, descarte de resíduos, proteção aos animais e mudanças climáticas em seu discurso.

Além desse exemplo, inúmeras outras narrativas fantasiam sobre como será o mundo em um futuro com pouco ou nenhum acesso aos recursos naturais. Wall-E, por exemplo, a animação de ficção científica da Disney, nos leva a refletir sobre as limitações da vida após a extrema poluição do planeta e o acúmulo de gases tóxicos. Defender a preservação ambiental e buscar alternativas sustentáveis é uma das premissas da Toyota.


20th Century Fox Animation

A sustentabilidade move a Toyota e é preciso começar agora!

A companhia japonesa conhecida por dar vida a automóveis famosos no dia a dia e também no cinema te convida a imaginar um mundo melhor. Para isso, a empresa está focada em desenvolver soluções sustentáveis para neutralizar a emissão de carbono até 2050.

Tendo o Corolla como um dos modelos que mais aparecem em filmes, como o ‘tunado’ de Velozes e Furiosos, a Toyota definiu seis desafios para a companhia trabalhar nos próximos anos que serão importantes para otimizar o uso de recursos naturais e assim contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente.

São eles: ciclo de vida com neutralização da emissão de CO2, novos veículos e fábricas com essa mesma premissa, minimizar e otimizar o uso da água, estabelecer uma sociedade e sistemas baseados em reciclagem e estabelecer uma sociedade em harmonia com a natureza.

Como essas iniciativas sustentáveis funcionam na prática?

Como no Mirai, substituto do DeLorean CMC-12 de De Volta para o Futuro 2, que utiliza hidrogênio proveniente de lixo para rodar, a Toyota Global assumiu o compromisso de produzir novos veículos com menor emissão de CO2 no meio ambiente, diminuir a emissão de gases poluentes em suas fábricas, minimizar e otimizar o uso da água, estabelecer sistemas de reciclagem e criar um ecossistema harmônico com a natureza.

Para isso, a companhia te convida a se movimentar para construirmos um mundo com mais mobilidade, eficiência, liberdade e felicidade. Através da Fundação Toyota, a montadora apoia iniciativas que atuam com sustentabilidade, educação, ajuda humanitária e cultura, como o projeto das Araras Azuis, espécie ameaçada de extinção no Rio, assim como no filme de mesmo nome.

*Parceria paga com Toyota.

***

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!