Em Dourados, 33 mil eleitores que não fizeram a biometria e que por essa razão teriam os títulos cancelados, poderão votar nas eleições municipais desse ano. É o que garante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que publicou resolução alcançando cerca de 2,5 milhões de eleitores em cidades brasileiras de 15 estados que participaram das revisões biométricas. Com a medida, Dourados passa a contar com 164 mil eleitores habilitados a votar nas eleições municipais.
Em Dourados, a chefe de cartório da 43ª Zona Eleitoral, Rosimeire Colhado alerta que apesar da permissão, quem não fez a biometria terá os títulos cancelados logo após as eleições municipais desse ano. Portanto ela recomenda que após o pleito e abertura das revisões biométricas, os eleitores se regularizem para não ter problemas futuros. Rosimeire alerta ainda que quem não fez a biometria é só comparecer no local de votação com documento oficial com foto, a exemplo das eleições anteriores.
Para o advogado especialista em direito eleitoral Noemir Felipeto, essa foi uma atitude sensata tendo em vista que a revisão biométrica estava em andamento no município e por conta da pandemia teve que ser antecipada. “O eleitorado de Dourados e Itaporã tinham a possibilidade de prazo até o dia 27 e passou para o dia 20 o que impossibilitou a regularização de muitos eleitores”, explica.
Atendimento em Dourados
Em Dourados, o atendimento presencial está suspenso por causa das recomendações de combate e prevenção do coronavirus. De acordo com o cartório, para tirar o primeiro título, transferir para Dourados, Douradina, Itaporã e Laguna Carapã ou alterar dados pessoais (nome da casado/a, nome dos pais ou local onde vota) o eleitor deve buscar o atendimento pela internet. É possível fazer o pedido pela internet até o dia 6 de maio de 2020.
Acesse o site do TRE/MS – clique em Atendimento Virtual e siga as instruções de preenchimento. Nesse sistema e eleitor faz o pedido, acompanha andamento e, se o pedido estiver OK, em aproximadamente 10 dias ele pode baixar a versão digital do título eleitoral diretamente no celular usando o aplicativo E-Título (disponível para Android e iOS)
Observações sobre Título Net:
- A foto selfie ao lado do documento serve para ver que o doc é do eleitor
- Telefone é informação obrigatória
- Há isenção de multas até o fechamento do cadastro.
*Sistema analisa tempo de domicílio (mínimo três meses)
*Dá pra fazer pedido até 23h do dia 6 de maio.
- Não há prazo para Cartório analisar os requerimentos.
*Sistema deve ficar disponível a partir das 10h do dia 23 de abril
*Quem perdeu Biometria não terá o título cancelado, vota normalmente e não precisa fazer pedido de revisão no Título Net
Fonte: Dourados Agora