O Hemocentro Regional de Dourados iniciou nesta segunda-feira (4/3) o atendimento em novo endereço, agora próximo ao Hospital da Vida, à rua Oliveira Marques, 2.535, na área central da cidade. Com estoques baixos, a administração ressalta a urgência das doações.
A mudança de endereço é devido à reforma geral do prédio antigo, que tem previsão de duração entre 10 a 12 meses. Em entrevista ao Dourados News, a coordenadora do Hemocentro, Márcia Tinós, ressalta que o momento é de urgência, uma vez que os estoques de sangue na maior e mais populosa cidade do interior do Mato Grosso do Sul estão baixos.
“Devido a mudança, fechamos na última quinta-feira (29/2) e reabrimos ontem, então precisamos de doações para repor os estoques, que estão baixos. Hoje a maior urgência é de sangue dos tipos O- e O+, mas todas as tipagens são bem-vindas”, ressalta.
Para doar é necessário apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e pesar 51kg.
“É importante lembrar que o doador deve estar bem alimentado e hidratado, isso é fundamental para realizar a doação”, lembra.
SINTOMAS GRIPAIS E VACINA DA DENGUE
Um dos motivos para a diminuição no número de doadores é a grande quantidade de pessoas apresentando sintomas gripais.