SUV comprado na concessionária apresenta problema crônico no sistema de injeção eletrônica
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“Dor, angústia, descaso, desrespeito, ansiedade”. Esses
sentimentos fazem parte da rotina de um cliente da Golden Motors Dourados pouco
depois de completar o primeiro ano da compra do Hyundai New Creta 1.0,Turbo
DGi, quando o veículo apresentou os primeiros problemas.
“Não deveria ser assim. Quando você opta pela compra de
um carro 0km, ainda mais uma SUV que faz a propaganda de ser o modelo mais
vendido do Brasil, não espera passar tanto desgosto, desgaste e impotência”,
relata o cliente da Golden Motors Dourados.
“Na verdade, meu sofrimento com a concessionária e com a
Hyundai começou antes mesmo do primeiro ano da compra, quando o banco de couro
do motorista simplesmente esfarelou e ao procurar a Golden Motors fui informado
que não existia garantia para aquele item, já que ele havia sido instalado pela
Toyota Douramotors, empresa que é do mesmo grupo”, pontua o cliente.
Ele relata que o primeiro problema na injeção eletrônica
do New Creta 1.0,Turbo DGi aconteceu no dia 14 de novembro de 2023. “Estava
trafegando pela Rua Cuiabá, quando o carro perdeu totalmente a potência.
Estacionei e tentei estabilizar a aceleração, mas começou a sair uma fumaça
densa pelo escapamento, seguida por um líquido com cheiro muito forte.
Desliguei, acionei um guincho e levei para a Golden Motors, que só me entregou
o carro no dia 18 de novembro, sob a alegação que o problema teria sido no
sistema de injeção eletrônica, mas que o defeito fazia parte da garantia de 5
anos oferecida para o New Creta 1.0,Turbo DGi”, narra o cliente.
De acordo com o cliente da Golden Motors Dourados, menos
de dois meses depois o problema na injeção eletrônica voltou a aparecer. “Foi
no dia 4 de janeiro quando o New Creta apresentou a mesma perda de potência, a
luz de alerta de pane da injeção eletrônica acendeu e tive que parar no meio da
rua”, relata o cliente. “Novamente chamei o guincho e encaminhei o carro para a
concessionária, com gasolina suficiente para trafegar por 138 quilômetros,
segundo apontava o computador de bordo”, completa. “Para minha surpresa, eles
ligaram no outro dia avisando que o carro estava funcionando e que o problema
tinha sido falta de combustível. Ainda tiveram a coragem de cobrar pelo combustível
que teriam colocado, mas que na verdade já estava no tanque”, conclui o cliente
da Golden Motors Dourados.
Para não passar ainda mais raiva, apenas mostrei ao chefe
da oficina a fotografia do painel do New Creta apontando a autonomia de mais
138 quilômetros quando coloquei o carro no guincho. “Pois bem, no dia 22 de
janeiro o New Creta voltou a parar na rua com o mesmo problema, mas desta vez
alegaram que a pane foi causada pelo desgaste das velas de ignição e cobraram
R$ 537,77 pela troca, além de outros R$ 332,75 pela limpeza dos bicos injetores
do motor”, narra o cliente.
“Agora eu pergunto: como um carro que custa mais de R$
160 mil apresenta desgaste das velas de ignição antes mesmo de completar 2 anos
de uso?”, questiona o cliente. “Novamente paguei, diante da promessa do chefe
da oficina que o problema de injeção eletrônica não ocorreria mais”, completa.
Não adiantou. O New Creta 1.0,Turbo DGi vendido pela
Golden Motors Dourados voltou a apresentar problemas pouco tempo depois. “No
dia 11 de abril o carro parou no meio da rua. Consegui ligar novamente, acionei
o pisca-alerta e levei o mesmo à concessionária, mas minha vontade era jogar um
galão de gasolina e colocar fogo, já que era a quarta vez que o carro
apresentava o mesmo defeito”, explica o cliente. “Dessa vez a Golden Motors
Dourados decidiu pela mobilização do veículo, ou seja, ele ficaria na
concessionária até a solução do problema, mas para minha surpresa no dia
seguinte fui informado que o defeito era de fábrica, nos bicos de injeção
eletrônicas, e que eles seriam substituídos dentro da garantia”, narra o
cliente.
A frustração maior foi ao receber a seguinte mensagem da
oficina da Hyundai Golden Motors Dourados: “Informo o que técnico finalizou o
diagnóstico do seu veículo e constatou que será necessário a substituição do
bico injetor de combustível do seu veículo, esse item é coberto em garantia não
haverá custo ao senhor, porém não temos a peça em estoque. Informo que já
realizamos o pedido emergencial e abrimos uma solicitação na montadora para
agilizar a entrega da peça na concessionária, assim que chegar a peça na
concessionária lhe informaremos”.
O cliente questionou o prazo para chegada da peça e
informaram que não havia prazo. Ele então telefonou para o setor de peças da
Golden Motors Dourados e foi informado que não havia bico injetor para a venda
e nem tinha previsão de fornecimento, uma vez que o último pedido havia sido
feito em fevereiro e até o dia 15 de abril não havia chegado. “A pergunta que
não quer calar é uma só: como pode a Hyundai não dotar suas concessionárias de
peças tão relevantes e urgentes como bico injetor?”, questiona o cliente da
Golden Motors. “O resultado é que tive que alugar um carro do mesmo padrão para
seguir trabalhando e desde o dia 11 de abril o New Creta 1.0,Turbo DGi, que
comprei 0km justamente para não ter problemas, está parado na concessionária”,
finaliza o cliente.
Outro lado
Procurado pela reportagem, o setor de oficina da Golden
Motors Dourados informou que os bicos da injeção eletrônica do New Creta
1.0,Turbo DGi tinham sido enviados na semana passada pela Hyundai e que ainda
estavam em trânsito. O setor da oficina informou ainda que assim que o carro tiver
passado pelo reparo e testado, iria entrar em contato com o proprietário para
fazer a entrega do veículo. Sobre os problemas recorrentes no New Creta
1.0,Turbo DGi, a Golden Motors Dourados nada disse.