Quentin Tarantino sempre fala sobre seus filmes de terror favoritos. Ele gosta particularmente de um representante do gênero australiano que foi injustamente esquecido.

Como já relatamos em outros artigos, Quentin Tarantino adora o cinema de terror, mesmo que nunca tenha se dedicado a ele como diretor. No entanto, pelo menos, vestígios do gênero podem ser encontrados em alguns de seus filmes: provavelmente não é coincidência que Os Oito Odiados compartilhe um ator principal (Kurt Russell), partes da trilha sonora de Ennio Morricone e o cenário nevado de O Enigma de Outro Mundo, clássico de John Carpenter. E no final da invasão domiciliar de Era Uma Vez em… Hollywood, o homem de 61 anos sugeriu como seria uma produção que ele escreveu.

Uma contribuição de gênero puro de Tarantino ainda está pendente, mas isso não o impede de falar sobre seus favoritos em diversas ocasiões – que incluem não apenas clássicos canonizados como O Massacre da Serra Elétrica, mas também inúmeras dicas privilegiadas, que provavelmente atrai principalmente fãs obstinados de terror.

“Não é para mim”: Este diretor cult tem pouco respeito por Quentin Tarantino – embora o criador de Pulp Fiction o adore!

Isto certamente inclui Terror Fatal (Mais Próximo do Terror) de 1982, que teria merecido muito mais atenção devido à sua atmosfera sonâmbula e à produção extremamente consciente do estilo do estreante diretor Tony Williams (que infelizmente não dirigiu outro filme depois). O foco está na jovem Linda (Jacki Kerin), que relutantemente assume uma casa de repouso após a morte de sua mãe. Seu ceticismo acaba sendo bem fundamentado – porque incidentes estranhos logo começam a ocorrer.

Quentin Tarantino compara o filme a O Iluminado de Stanley Kubrick


Filmco Limited
Terror Fatal (Mais Próximo do Terror)

No documentário Além de Hollywood: O Melhor do Cinema Australiano, que trata do cinema de gênero australiano, Quentin Tarantino mal consegue parar de elogiar Terror Fatal – e faz uma grande comparação:

“Sou um grande fã [desse filme]. É literalmente um longa de terror como nenhum outro. O filme tem um tom único e o equivalente mais próximo disso seria O Iluminado – não há outro filme que realmente pareça O Iluminado, com a possível exceção deste filme, Terror Fatal.”

“Mas ele não tenta tirar nada de O Iluminado. Caso contrário, eles não têm nada em comum. Mas há um tom fascinante de terror neste filme que considero realmente único e muito, muito poderoso.”

Infelizmente, Terror Fatal não se encontra disponível no Brasil.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!