Por meio do Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Dourados recebeu um Branding Book com estratégias para atrair novos investimentos para a cidade
event_available 02/07/2024 |
access_time 17:05 horas
Em parceria com a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado, o Sebrae/MS realizou nesta terça-feira (2/7) a terceira edição do Encadear Summit, iniciativa que tem como objetivo gerar parcerias e oportunidades, aproximando os empresários locais dos grandes empreendimentos instalados no território.
Mais de 70 empreendedores participaram da programação, com um público de cerca de 130 pessoas. Em Dourados, o foco do Encadear Summit são as cadeias de bioenergia e proteínas, além de outras oportunidades para os empreendedores locais, segmentos que possuem potencial na região.
O Prefeito de Dourados, Alan Guedes, afirma que o evento é uma ação que se soma a outras desenvolvidas no município que contribuem para movimentar a economia local. “Os nossos empresários têm um papel muito importante, eles são a locomotiva do desenvolvimento de Dourados. Se o município hoje está com índices positivos, se é a principal cidade do agro para fazer negócios, é por conta da nossa cadeia produtiva. Mas ela não anda sozinha, caminha com todos os parceiros”, disse.
MAIS POSSIBILIDADES
Durante o evento o Sebrae/MS entregou para a Prefeitura de Dourados um Mapa de Oportunidades que traz as demandas das principais grandes empresas presentes na cidade e apresenta para os interessados possibilidades de investimento e geração de renda.
Além disso, o município também recebeu um Branding Book com estratégias para posicionar Dourados como “terra de todos os povos”. Inspirado na diversidade étnica e cultural da cidade, o conceito foi construído em conjunto com a sociedade e poder público, com a proposta de passar para quem é de fora a imagem de uma cidade acolhedora e repleta de oportunidades.
Os dois documentos foram confeccionados por meio do programa Cidade Empreendedora, que se encerra em 2024, após três anos de execução com ações para promover o desenvolvimento do município.
“Trabalhamos junto com a prefeitura e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento e esses dois documentos vem corroborar com isso. Trazemos uma marca para Dourados e, mais uma vez, apontamos as oportunidades para inserir o empreendedor local na cadeia produtiva das grandes empresas, mostrando a ele como se tornar fornecedor, além de apontar as áreas que tem demanda garantida”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
O prefeito Alan Guedes ressalta que os documentos são ferramentas importantes para alavancar a economia do município e auxiliar o empreendedor a ampliar o acesso ao mercado.
“Dourados é uma cidade que cresce acima da média nacional e se estabelece como um polo importante de prestação de serviços e negócios, além de ter a presença de grandes empresas ligadas ao setor agro. Então, esse mapeamento é uma oportunidade para o pequeno empresário identificar as chances de ampliar os negócios”, afirma o prefeito.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti, hoje Dourados tem um branding. É uma marca que será utilizada para atrair novos investimentos e mais pessoas. “Somos a ‘terra de todos os povos’, então temos que aproveitar cada vez mais, e esse produto será usado grandemente para a gente poder apresentar o nosso município para as grandes oportunidades que chegam em Mato Grosso do Sul”, ressalta.
Para saber mais sobre o Branding Book Municipal e o Mapa de Oportunidades acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.