Central permite fluidez no trânsito, onda verde e maior segurança no trânsito; Acordo com o Google fará de Dourados a primeira cidade do MS a ter sistema integrado com o Waze

event_available 04/07/2024 |
access_time 15:26 horas
Durante o lançamento foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Dourados e a Sejusp / Fotos: Marcos Adriano/Assecom

A Prefeitura de Dourados inaugurou na manhã desta quinta-feira (4/7), na nova sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a Central Semafórica. Um serviço de cidade inteligente que vai permitir, entre outras coisas, programações específicas do aparelhos, agilidade na manutenção do equipamento e maior segurança no trânsito da cidade, reduzindo número de furtos de veículos e infrações de trânsito.

A Central Semafórica tem investimento total de R$ 4 milhões, sendo que nessa primeira fase foram utilizados R$ 625 mil. Atualmente a cidade possui 30 cruzamentos estratégicos ativos na Central, mas até o fim do ano a previsão é de expandir para 110 cruzamentos. Além disso, na próxima fase dos serviços serão instaladas cerca de 70 câmeras de monitoramento.

Para exemplificar, na cidade de São Caetano do Sul, no interior de São Paulo, a instalação das câmeras de trânsito e da integração do sistema com a Central, fez com que o índice de furtos de veículos fosse reduzido em 70%.

“A Central Semafórica permite a manutenção à distância da maioria dos problemas dos semáforos, permite também fazermos a reprogramação e organização dos tempos do semáforo diretamente da Central, além da programação através do semáforo inteligente, que vai organizar o tempo do semáforo de acordo com a demanda para aquele momento”, explica a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto.

O projeto consiste na substituição do sistema dos atuais semáforos por uma tecnologia inteligente, com comunicação em tempo real com a Central, controlada por técnicos capacitados. Essa tecnologia permite ajustes automáticos nos tempos de sinalização de acordo com as condições de tráfego em tempo real, o que pode reduzir e evitar congestionamentos, tempo de espera nos cruzamentos e auxiliar na fluidez do trânsito, dar prioridade para veículos de emergência, como ambulâncias, e realizar a ‘onda verde’.

Em caso de acidentes, as mudanças e intervenções poderão ser solicitadas diretamente por meio da Central, sem a necessidade do deslocamento do efetivo. A inauguração faz parte da estratégia da Prefeitura em tornar Dourados uma cidade inteligente, com a utilização da tecnologia para o desenvolvimento.

Na segunda-feira (8/7), o prefeito de Dourados, Alan Guedes, irá assinar um convênio na sede da Google BR, em São Paulo, para que os dados oficiais da Central Semafórica abasteçam o Sistema de GPS Waze, que faz parte do Google.

“Dourados será a primeira cidade do Mato Grosso do Sul e a segunda do Centro-Oeste a ter esse sistema integrado com o Waze. Além dele, o Google possui diversas outras ferramentas, que vão abrir um leque de possibilidades, atraindo investidores para financiar projetos em Dourados”, completa o Prefeito.

No termo de cooperação com o Google, Dourados também passa a ter acesso ao banco de dados da plataforma, o que possibilita maior gestão do trânsito.

TERMO DE COOPERAÇÃO COM A SEJUSP
Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura, Agetran e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com a finalidade de estabelecer condições e garantias necessárias para a troca de informações entre as partes, por meio de disponibilização dos dados das ocorrências de trânsito e imagens das câmeras de segurança. O que resulta em maior segurança à população e agilidade na solução de infrações.

“Nos últimos quatro anos construímos uma grande parceria com Dourados e a administração pública pode continuar contando com a Sejusp. Esse acordo que assinamos hoje demonstra o grande espírito público da gestão, e a preocupação com a segurança. Compartilhar dados que são da prefeitura, vai impactar a polícia preventiva e repressiva, além do setor de planejamento da segurança pública. Vamos ampliar a capacidade da Central Semafórica, resultando em mais segurança para toda a população”, afirma o secretário executivo da Sejusp, Cel. Wagner Ferreira Silva.