Quase 11 anos desde um grande revés.

Ender’s Game – O Jogo do Exterminador é um clássico exemplo das vezes em que Hollywood lançou um filme com a intenção de iniciar uma longa franquia, mas enfrentou um fracasso nas bilheterias.

Além de escrever o romance original, Orson Scott Card também fez não só uma, mas seis versões diferentes do roteiro do filme. Ao longo dos anos, elas foram deixadas de lado por uma versão mais ambiciosa para filmar o primeiro e o segundo volume simultaneamente.

Para isso, a produção contou com um orçamento generoso de 110 milhões de dólares, um elenco luxuoso (Asa Butterfield, Harrison Ford, Ben Kingsley, Viola Davis, Hailee Steinfeld, Abigail Breslin e Moises Arias) e uma história extraordinária que já havia triunfado como livro. Parecia sucesso certo, mas foi um grande fracasso.


Lionsgate

Pouco antes da estreia, o filme enfrentou uma tentativa de boicote por conta de declarações que Card tinha feito contra o casamento entre casais homoafetivos anos antes. De todo modo, Ender’s Game finalmente chegou aos cinemas em novembro de 2013.

No fim de semana de estreia, o filme alcançou o número 1 nos Estados Unidos, mas sua circulação ao redor do mundo teve receitas de apenas 125 milhões de dólares – com um prejuízo estimado em 68 milhões. Provavelmente, isso teve a ver com o fato de que poucas semanas antes o magnífico Gravidade havia sido lançado.

Obviamente, o fracasso levou ao cancelamento dos planos para continuar o que poderia ter sido uma grande saga, e, provavelmente, jamais veremos. O filmes está disponível na Max.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!