Encontro foi voltado para empresários de todos os nichos do ramo, como restaurantes, lanchonetes, padarias, cafés, buffets e serviços de delivery – Imagem: Sebrae/MS

Iniciativa visa conectar os empreendedores do segmento e focar no desenvolvimento dos pequenos negócios

Durante o Encontro Empresarial do Setor de Gastronomia, empresários de diversos nichos estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (12), na sede do Sebrae em Dourados, para dialogar sobre desafios e oportunidades do segmento na cidade, além de abrir caminhos para colaborações e parcerias estratégicas. O evento contou com a participação do Chef Paulo Vasconcelos, consultor especialista do Sebrae/MS, que ministrou oficina “Desafios e Sabores do Futuro: Inovação, Gestão e Sucesso para Bares, Restaurantes e Similares de Dourados”.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Josiane Bezerra, explica que a iniciativa envolve um trabalho de orientação aos pequenos negócios desenvolvido gratuitamente. “Estamos estreitando o relacionamento com os empresários do setor, e o encontro foi muito valioso para aproximar os empresários mais do Sebrae, além de promover networking. Foi uma oportunidade para que conhecessem outros empresários do setor, trocassem ideias, aprendessem juntos e percebessem os benefícios de atuarem em conjunto”, destacou a analista.

A oficina do Chef Paulo Vasconcelos abordou os desafios enfrentados pelo setor, as oportunidades emergentes, as estratégias para sucesso, o impacto da inteligência artificial e os novos modelos de negócio. Esse conteúdo foi relevante tanto para quem já atua há muito tempo no ramo, quanto para quem deseja abrir o próprio negócio.

Para a proprietária e gerente comercial do gastrobar Eden Beer, Cintia Galles, o encontro trouxe muitas contribuições. “Contribuiu para qualificação, o que é sempre muito importante, porque são coisas que sabemos que devemos, mas não fazemos devido à demanda do dia a dia. Para mim, por exemplo, houve falas dele que eu coloquei na pauta de uma reunião que vou fazer hoje e que não estavam antes. Então, é sempre bom participar, porque conhecimento é sempre valioso, e ainda mais quando se trata de oportunidades gratuitas”, avalia a empresária.

Karina Camargo participou do encontro para saber mais sobre o ramo, já que pretende entrar no mercado. “O encontro agregou bastante, porque quero abrir uma hamburgueria e meu plano é trabalhar com delivery. Então, tudo que foi falado sobre inovação, inteligência artificial e também sobre os custos do delivery me ajudou muito; foi esclarecedor”, afirmou Karina.

Em Dourados, houve visita prévia aos empreendimentos para convidar para o encontro e levantar algumas demandas do segmento. Surgiram tópicos sobre gestão de equipe e nas áreas financeira, tributária e trabalhista, que direcionaram a organização do evento e resultaram no tema da oficina e também na presença de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL/Regional MS) e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SINDHA MS).

“Do mesmo jeito que é importante ter vindo hoje para esse encontro, também é fundamental participar das capacitações. Todos os cursos que posso fazer, estou buscando me capacitar. Fornecendo capacitação, o Sebrae garante a saúde dos negócios; ele já ajudou nossa empresa com questões digitais, de marketing, e atualmente com consultoria financeira, que está proporcionando uma percepção melhor do negócio, ajudando a entender se estamos no caminho certo, se estamos obtendo lucro ou se há algum gargalo. Além da direção, há também a capacitação dos próprios colaboradores, afinal, somos um time e no Sebrae o colaborador também recebe essa ajuda”, disse Patrick de Lima, sócio-administrador da Nonna Noemia Pizzeria e também representante da ABRASEL.

O encontro foi voltado para empresários de todos os nichos do ramo, como restaurantes, lanchonetes, padarias, cafés, buffets e serviços de delivery. De acordo com guia da Prefeitura de Dourados, são mais de 150 estabelecimentos na cidade, número que demonstra a posição da gastronomia como um setor vital para a economia local, impulsionando o turismo e a agricultura, além de oferecer um grande potencial para inovação e crescimento.

Mais informações estão disponíveis aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.