O ator que interpretou Atreyu conta o quanto Wolfgang Petersen lhe deu um tempo durante as filmagens do lendário filme.

A segurança no set é uma questão que nem sempre recebeu a atenção necessária, e alguns atores pagaram as consequências: Noah Hathaway, Atreyu de A História Sem Fim (1984), ainda se lembra dos ferimentos que sofreu durante as filmagens do clássico filme de fantasia porque ele teve que fazer suas próprias cenas de ação.

A tortura sem fim


Warner Bros.

Aos 13 anos, Noah Hathaway assumiu o papel do herói Atreyu na adaptação de Wolfgang Petersen para A História Sem Fim, o lendário romance de Michael Ende (filme que o autor odiou até o fim de seus dias, aliás).

Segundo o ator em entrevista recente, a ideia original era que seu personagem tivesse a pele verde, mas fizeram um teste e o resultado foi tão horrível que resolveram dar uma refrescada com um spray autobronzeador. Hathaway se lembra de ter ido para a cama e espalhado protetor solar por toda parte, mas a verdadeira provação ainda estava por vir.

Embora ele tivesse uma energia inabalável na época (sua mãe o comparou ao Diabo da Tasmânia), filmar A História Sem Fim o colocou à prova quando Wolfgang Petersen insistiu que os atores fizessem suas próprias cenas de ação.

Embora “voar” no animatrônico Fujur tenha sido a parte mais divertida, andar a cavalo não foi tão divertido. Ele sofreu uma queda forte que ainda hoje lhe causa dores nas costas:

Antes de começarmos a filmar, eu estava treinando com o cavalo. Ele se assustou e pulou uma cerca. Foi difícil, mas consegui me recuperar e depois filmamos por quase um ano inteiro

Embora essa tenha sido sem dúvida a pior, não foi a única cena que o deixou frustrado: “Havia pressão todos os dias. Wolfgang era um maníaco. Às vezes, fazíamos 30 ou 40 tomadas [de cenas como] cair de uma árvore. Elas continuavam me machucando”.

Outro momento que o atrapalhou foi a batalha entre Atreyu e Gmork, aquele tipo de lobo que Nada manda para derrotá-lo: “(Gmork estava) em um canhão de ar, e alguém me colocou bem na frente dele. Era um grande animatrônico que pesava algumas centenas de libras. Quase me matou. Eu estava como Frankenstein”, explicou Hathaway, que caiu inconsciente no chão após bater no boneco e demorou alguns minutos para acordar.


Warner Bros.

Claro, a cena em Pântanos da Tristeza foi quase tão horrível de filmar quanto de assistir. Ao contrário do que dizem as más línguas, o ator garante que nenhum dos dois cavalos que deram vida a Ártax na cena traumática foi morto ou ferido.

Isso não tornou a cena menos desagradável, em que passaram horas submersos em um cenário cheio de lama. Depois de habituar o animal a estar em terreno pantanoso, colocaram-no em cima de uma plataforma móvel que estava afundando.

Como não o deixaram usar neoprene, Hathaway beirava a hipotermia em diversas ocasiões, durante as quais tiveram que parar para que ele (e os cavalos) pudessem se aquecer com máquinas de ar quente. O gelo seco usado para criar aquela atmosfera nebulosa também causou estragos:

Eu estava na lama, e não havia oxigênio sob o gelo seco, e desmaiei sob a lama. Eles estavam tirando gosma da minha boca. Eles estavam malucos. Hoje em dia seria impossível

Embora Hathaway saiba que Atreyu foi o personagem que a consagrou na memória cinematográfica e a verdadeira estrela de A História Sem Fim, ela também deixa claro que prefere não passar por uma provação semelhante na vida novamente. Na verdade, sua carreira como ator ficou bastante suspensa, e agora ele é tatuador, campeão de artes marciais e piloto de motocicleta Supersport.

*Conteúdo global AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.