Duas destas produções podem ser vistas no mesmo serviço de streaming.
Desde 2008, a Casa das Ideias tem criado um império bilionário calcado em um conceito conhecido pelos fãs de quadrinhos. Ao estabelecer o Universo Cinematográfico da Marvel a partir de aventuras do Homem de Ferro, Thor, Capitão América e, enfim, Os Vingadores, o estúdio estabeleceu a possibilidade em outra mídia longe das páginas – no caso, nas telonas.
Embora Kevin Feige seja responsável por viabilizar essa rede de narrativas entrelaçadas, existem diversos projetos anteriores que exploraram esse recurso de maneira mais tímida. Isso exclui, obviamente, sequências e spin-offs diretos de qualquer franquia. Neste caso, existem três longas-metragens que compartilham semelhanças além do envolvimento do roteirista Steven E. de Souza.
Os títulos são Comando Para Matar, O Predador e Duro de Matar 2. Os projetos escritos pelo artista que também trabalhou com Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida, O Sobrevivente e 48 Horas coexistem no mesmo universo já que todos compartilham uma relação com o país sul-americano fictício chamado Val Verde, que está presente nos três filmes.
As semelhanças entre as histórias também não são acasos. “Se você assiste Comando para Matar e depois O Predador, verá que é o mesmo personagem, mesmo que seu nome mude”, disse Jeph Loeb, que escreveu o filme de 1985, ao AllóCine. O escritor faz referência aos personagens de Arnold Schwarzenegger. “Ele até usa a mesma roupa de camuflagem (…) Eu tenho uma versão do Predador na qual está escrito Comando 2.”
Dessa forma, é possível entender que Bruce Willis e o astro de O Exterminador do Futuro poderiam muito bem protagonizar uma quarta aventura juntos, reunindo elementos das três franquias, da ação exacerbada de Comando Para Matar à estrutura de thriller que não esquece o humor de Duro de Matar. Isso tudo sem esquecer dos elementos de ficção científica de O Predador.
Sem a existência desse projeto que reuniria os astros, é possível assistir aos três longas citados em sequência para observar como se encaixam no todo. Enquanto Comando Para Matar não está disponível em serviços de streaming, Duro de Matar 2 e O Predador podem ser vistos no Disney+.
Arnold Schwarzenegger ou Sylvester Stallone: Qual é o astro de ação mais rico de Hollywood?
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!