(Foto: Luiz Guilherme)

O Dourados Informa acompanhou no último sábado (14/9), o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Dourados, ocorrido no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), e traz agora uma análise do desempenho geral da disputa.

Dos sete postulantes ao cargo do Poder Executivo, apenas Marçal Filho se ausentou, pois optou cumprir agenda com o governador Eduardo Riedel, em caminhada com apoiadores pela Avenida Marcelino Pires.

1. Temas Abordados:

– Infraestrutura: Todos os seis candidatos destacaram planos para melhorar a infraestrutura da cidade, com foco em áreas como trânsito e recapeamentos das ruas da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

– Saúde e Educação: A discussão sobre melhorias nos setores de saúde e educação foi central, com propostas variadas sobre como lidar com desafios existentes e investimentos em tecnologia.

2. Desempenho dos Candidatos:

– Thiago Botelho apresentou suas propostas e enfatizou o investimento em cultura, educação e o trabalho já realizado por seu candidato a vice, Laerte Tetila, que já governou o município.

– Alan Guedes se destacou pelo seu estilo de comunicação direta e suas soluções práticas, bem como ressaltou que nesses três anos de governo, sua gestão foi pautada em “organizar a casa de dentro para fora”, o que segundo ele, garante investimentos que já acontecem e também futuros.

– Hacib Harb trouxe uma perspectiva diferente com um enfoque em inovação e tecnologia.

– Beto Teles enfatizou a importância de resolver a situação do aeroporto de Dourados e, garantiu que, se eleito, construirá um shopping no local, além de parque aquático no distrito de Itahum, para fomentar o turismo.

– Valderi Garcia apresentou propostas com maior enfoque para as aldeias Bororó e Jaguapiru, chegando a comentar em “furar o teto de gastos” para investimentos, caso eleito no dia 6 de outubro.

– Bela Barros também apresentou propostas consistentes e foi destacada por sua abordagem inclusiva e sua visão para o desenvolvimento social e econômico da cidade.

3. Reações do Público:

– A recepção do público às propostas e ao desempenho dos candidatos foi um fator crucial. A análise das reações nas redes sociais pode oferecer insights sobre como cada candidato pretende governar a cidade, ou continuar a gestão, no caso de Alan Guedes.