“O Brasil quer estar com a Venezuela, quer estar com a Argentina”, afirmou o presidente na cerimônia de formatura do Instituto Rio Branco
Durante a cerimônia de formatura de novos diplomatas no Palácio do Itamaraty nesta segunda-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil deseja manter relações com todos os países, mas de maneira “soberana”. Citando especificamente a Argentina e a Venezuela, Lula destacou que, apesar das tensões com esses países, o Brasil busca diálogo com todos de forma respeitosa.
Ele declarou: “O Brasil quer estar com a Venezuela, quer estar com a Argentina. O Brasil quer estar com todo o mundo. Agora, de forma soberana. Respeitável, porque nós não aceitamos ser menores do que ninguém.”
Lula também ressaltou que o Brasil não tem nada contra nações como os Estados Unidos ou a China, mas que sempre agirá de forma soberana em suas relações internacionais. Aos novos diplomatas formados pelo Instituto Rio Branco, o presidente destacou a importância de conhecerem o Brasil e sua diversidade, defendendo os interesses do país com orgulho no exterior. Ele enfatizou: “Vocês não podem esquecer quem vocês representam. Não podem esquecer que vocês serão representantes de um país que tem um povo mega diverso.”