O debate gerou 60% de menções positivas para Datena
A agressão de José Luiz Datena (PSDB) contra Pablo Marçal (PRTB) durante o debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, realizado no domingo (15) pela TV Cultura, foi encarada nas redes sociais como uma resposta natural às provocações do ex-coach, informou o UOL nesta segunda-feira (16).
De acordo com um levantamento da Palver, empresa especializada em monitoramento de redes sociais, o debate gerou 60% de menções positivas para Datena. Já para Marçal, o índice foi de 40%.
“As pessoas não caíram na vitimização do influenciador”, afirmou Luis Fakhouri, diretor da Palver.
No WhatsApp, as menções a Marçal e Datena também aumentaram de 30 para 600 a cada 100 mil mensagens, de acordo com a análise da empresa de monitoramento em 80 mil grupos públicos no aplicativo.
Renato Meirelles, sócio do Instituto Locomotiva, afirmou que a agressão pode prejudicar a imagem de Marçal. Embora parte do público considere a atitude de Datena incorreta, “a grande maioria” acredita que o ex-coach mereceu a reação. “Todos vibram quando o valentão da escola apanha”, disse.
Em relação ao ganho de seguidores nas redes sociais, Datena atraiu 107.987 novos seguidores após o incidente, enquanto Marçal conquistou 377.112, conforme relatou o especialista em dados Alek Maracaja, da Ativaweb.
Apesar de Marçal ter ganho mais seguidores, o crescimento foi proporcionalmente mais expressivo para Datena, que já contava com uma presença digital menor.