O Centro Especializado em Reabilitação – CER/Dourados, será inaugurado oficialmente na sexta-feira (18), com a oferta de atendimentos para pessoas com deficiência nas modalidades física e visual, sendo referência para toda microrregião de Dourados. Localizado no Terra Roxa, o prédio está pronto desde 2018 e nunca entrou em atividade.

 A unidade será administrada pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dourados), que foi a vencedora da licitação realizada pela Prefeitura.

Segundo Juliana Medeiros, gerente da Rede da Pessoa com Deficiência da SES (Secretaria estadual de Saúde) o custeio, inicialmente, será feito no modelo bipartite (parte do Estado e parte do Município), uma vez que o serviço será municipal até que a unidade seja habilitada pelo Ministério da Saúde, no novo Programa “Viver sem Limites”. A partir daí, passará a receber, também, recursos federais.

Além da oferta dos serviços nas modalidades física e visual, há a perspectiva de o CER/Dourados incorporar, nos próximos meses, atendimento na área auditiva, dependendo, porém, de novos investimentos na ampliação do prédio atual e na compra de equipamentos específicos. Inicialmente o CER/APAE de Dourados vai atender 350 pessoas.

Serviços

O presidente da APAE em Dourados, Marcelo Vardasca, está bastante otimista com a nova realidade na atuação da entidade. “Temos a vocação para prestação de um trabalho voluntário, sem fins lucrativos, oferecendo educação especial e atendimento a pessoas com vários tipos de deficiência. Agregar a estrutura do CER aos serviços que já prestamos é uma alegria para nós”, assinalou.

Para prestar o atendimento preconizado pelo programa “Viver sem Limites”, a APAE de Dourados realizou processo seletivo para a contratação de profissionais como fisioterapeuta, enfermeiro, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista, ortopedista, oftalmologista, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, técnico em orientação, entre outros, incluindo auxiliar administrativo, coordenador, motorista, secretaria administrativa e serviços gerais.

História

O CER – Especializado em Reabilitação foi construído por meio de uma parceria do deputado federal Geraldo Resende e do Município. O projeto foi cadastrado em 2012 junto ao Programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde. 

A Prefeitura, na época, doou o terreno e o parlamentar viabilizou recursos federais da ordem de R$ 2,5 milhões. Posteriormente, em 2017, Geraldo Resende fez novas articulações no Ministério da Saúde e conseguiu mais R$ 1 milhão para a compra dos equipamentos.

“Estamos muito felizes por essa ação, que conquistamos em parceria com o Município, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Fundação Alecrim, que nos trouxeram a demanda, já naquela época, que prontamente assumimos e conquistamos em Brasília. O objetivo é que a clientela de Dourados e região não tenha mais que se deslocar até Campo Grande para terem o atendimento de que tanto precisam”, afirma Geraldo Resende.