Segundo Guilherme Lencastre, o serviço foi “integralmente restabelecido” e o número é próximo à operação normal

O presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, disse nesta 5ª feira (17.out.2024) a jornalistas que 36.000 pontos seguem sem energia elétrica na região metropolitana. Afirmou restabeleceu “integralmente” o serviço das ocorrências comunicadas à empresa na 6ª feira (11.out) e no sábado (12.out), referentes às fortes chuvas na Grande São Paulo.

Em 14 de outubro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estabeleceu um prazo de 3 dias para o pleno restabelecimento da energia elétrica na região. Ou seja, a distribuidora corre contra o tempo, já que o prazo se encerra nesta 5ª feira (17.out).

Segundo Lencastre, o número de clientes que tiveram o serviço interrompido desde a 6ª feira (11.out) foi 3,1 milhões, 1 milhão a mais do que foi informado antes. A empresa disse, inicialmente, que 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia.

Afirmou também que, em pouco mais de 24h do apagão de 6ª feira, a Enel recuperou 79% das quedas de energia. Até às 17h de 4ª feira (16.out), aproximadamente 74.000 clientes da distribuidora seguiam sem luz na Grande São Paulo.

Disse ainda que a Enel tem 8,2 milhões de clientes e que colocou todas as suas forças em campo e mobilizou muitos colaboradores, principalmente eletricistas, para que a energia fosse restabelecida. 

De acordo com o presidente, todas as redes de São Paulo precisam de investimentos massivos e de longa duração. Por isso, a partir de 2024 e nos próximos 2 anos, a companhia investirá uma média de 2 bilhões de reais por ano. 

“É importante dizer isso porque para investimentos darem resultado, eles precisam de um tempo”, afirmou Lencastre.

Disse que desde o evento climático do ano passado, a Enel duplicou o número de podas de árvores. Acrescentou que em 2023, foram feitas 320 mil podas e que, neste ano, a meta é 600 mil podas. Também afirmou que mais de 450 mil podas já teriam sido feitas em 2024, até o momento.

Disse que a situação foi atípica, mas que a Enel se preparou. “Quando olharem os fatos, os números, verão que essa recuperação, em comparação com a do ano passado, foi melhor”, concluiu.

APAGÃO EM SÃO PAULO

Um novo apagão atingiu a cidade de São Paulo e região metropolitana na 6ª feira (11.out). Este é o 2º grande blecaute que atinge a cidade em 1 ano, mas problemas na distribuidora não se restringem ao Estado.

A Enel é uma companhia italiana, ainda com participação estatal do governo da Itália, que assumiu as operações da Eletropaulo em 2018. É considerada a 2ª maior distribuidora de energia elétrica do país em número de consumidores –atrás apenas da Cemig. No Brasil, tem operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Leia mais sobre a Enel.

Em novembro de 2023, São Paulo passou por um apagão de grandes proporções que deixou a cidade e região metropolitana sem luz por 4 dias. O blecaute foi resultado do temporal registrado em diversas cidades do Estado e que deixou 7 pessoas mortas.