Isabela de Carvalho Florêncio é residente de Neurologia no Humap-UFMS/Ebserh – Divulgação

1ª fase do programa consistiu em diversas aulas semanais e a residente já se prepara para a próxima fase

A residente de Neurologia Isabela de Carvalho Florêncio, R3 do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), vinculado à Rede Ebserh, classificou-se em primeiro lugar na região Centro-Oeste durante a primeira fase do renomado programa “Torrent Young Scholar Awards” (TYSA) da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

O programa TYSA é uma iniciativa da ABN que visa promover a educação continuada e a atualização dos conhecimentos de residentes e neurologistas recém-formados. Uma conquista que reflete não apenas o talento e dedicação da residente, mas também o incentivo constante que recebe de seus preceptores no Humap-UFMS.

Isabela destacou que a motivação para se inscrever no programa veio do desejo de aprimorar ainda mais seu conhecimento na área de Neurologia. “O programa ABN TYSA é um incentivo à atualização de profissionais. Eu me inscrevi como forma de aprendizado para evoluir cada dia mais como neurologista. Eu vi o programa sendo divulgado pelo site da Academia Brasileira de Neurologia e me inscrevi, pois achei interessante”, explicou.

A primeira fase do programa consistiu em diversas aulas semanais, seguidas por uma prova que envolveu a participação de residentes do último ano e neurologistas formados nos últimos cinco anos. Isabela destacou a importância dessa etapa para seu desenvolvimento profissional. “São disponibilizadas várias aulas semanais e, após, tem uma prova onde concorremos com os residentes do último ano ou neurologistas formados nos últimos 5 anos. Nessa fase, é classificado a melhor nota de cada região e o prêmio era o patrocínio da empresa Torrent com a ABN para o congresso brasileiro de Neurologia que foi semana passada”, disse.

Ao saber que havia conquistado o primeiro lugar na região Centro-Oeste, Isabela conta que recebeu a notícia com muita alegria. “Eu fiquei muito feliz com a conquista. Além de ter ganhado a oportunidade de ir ao congresso de neurologia”, comentou. A residente atribui parte de seu sucesso ao apoio que recebe de seus preceptores e colegas no Humap-UFMS. “Meus preceptores sempre me incentivaram a estudar e a participar do programa. Na residência, também temos uma boa relação e eu discutia o tema das aulas com os preceptores, ajudando na sedimentação do aprendizado”, destacou.

Próxima fase

Agora, Isabela se prepara para a segunda fase do programa, que será uma prova oral no dia 31 de outubro de 2024. Ela compartilhou suas expectativas e estratégias de preparação para essa etapa. “Eu mantive meus estudos da residência e acredito que seja uma boa forma de preparação”, afirmou.

A conquista de Isabela é ainda mais emblemática, pois coincide com a reta final de sua residência no Humap-UFMS. “É um incentivo a continuar se atualizando e estudando para oferecer o melhor conhecimento e atendimento aos meus pacientes”, concluiu.

O neurologista Gabriel Pereira Braga, preceptor de Isabela e supervisor da residência de Neurologia, destacou o orgulho de toda a equipe pela conquista da residente. “O TYSA, que busca promover o conhecimento científico de excelência entre residentes e neurologistas, é um marco importante no desenvolvimento acadêmico e profissional. A conquista de Isabela reflete seu talento, dedicação e o compromisso com a Neurologia de alta qualidade! Estamos extremamente orgulhosos de tê-la como parte da nossa equipe e temos certeza de que seu futuro na Neurologia será brilhante!”, declarou.

O Prêmio: Torrent Young Scholar Awards (TYSA)

O programa ABN-TYSA 2024, apoiado pela Torrent Pharma, é uma iniciativa que busca promover a constante atualização de residentes de Neurologia e neurologistas recém-formados. A primeira fase do prêmio foi concluída em agosto, e os ganhadores, como Isabela, foram premiados com inscrição, passagem e hospedagem para o Congresso Brasileiro de Neurologia, realizado em Campinas-SP de 16 a 19 de outubro de 2024.

A próxima fase, que será realizada no dia 31 de outubro de 2024, consistirá em uma prova oral, onde os finalistas disputarão um subsídio integral para participar de um Congresso Nacional indicado pela ABN.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.