O Ministério da Saúde informou que não há falta generalizada de vacinas no Brasil
Mato Grosso do Sul vem enfrentando um desabastecimento de vacinas contra a covid há mais de 15 dias. Entretanto, o imunizante deve chegar ao estado até a próxima segunda-feira (28). A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou ao Jornal Midiamax que está prevista a chegada de aproximadamente 25.200 doses.
A falta de vacinas contra a covid, tanto adulta quanto pediátrica, nos 79 municípios sul-mato-grossenses foi confirmada nesta semana pela coordenadora estadual de imunização, Ana Paula Goldfinger.
As últimas doses que Mato Grosso do Sul recebeu foram da vacina monovalente do laboratório Moderna. “Esse laboratório atendia tanto adultos quanto pediátricos. No momento, essas vacinas esgotaram, então o estado não tem mais doses; estamos desabastecidos há aproximadamente 15 dias”, afirmou.
Ao Jornal Midiamax, a SES confirmou a possível chegada na próxima segunda-feira (28). Entretanto, o Ministério da Saúde informou que, até o final desta semana, todos os estados terão recebido as doses.
O que diz o Ministério da Saúde
Em nota, o Ministério da Saúde informou que não há falta generalizada de vacinas no Brasil; contudo, houve um desabastecimento momentâneo entre os dias 16 a 22 de novembro.
Cerca de 1,2 milhão de vacinas já começaram a ser distribuídas na última quarta-feira (23) em alguns estados. Além disso, até o final desta semana (25/10), todos os estados terão recebido suas doses. Já está em execução uma nova compra de 69 milhões de doses, que garantirá o abastecimento de vacinas pelos próximos dois anos.