Comissão impôs sanção à rede social por uso indevido de dados em publicidade sem consentimento dos usuários
A DPC (Comissão Irlandesa de Proteção de Dados) multou o LinkedIn, de propriedade da Microsoft, em 310 milhões de euros nesta 5ª feira (24.out.2024), por violar o RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) da União Europeia. A rede social foi penalizada por não obter o consentimento adequado dos usuários para o uso de seus dados em publicidade personalizada.
De acordo com a DPC, o LinkedIn falhou em garantir que o consentimento dos usuários fosse livre, informado e específico, um requisito fundamental para a oferta de anúncios direcionados com base em informações pessoais.
O LinkedIn declarou à AFP que acreditava estar em conformidade com o RGPD, mas se comprometeu a revisar suas práticas de publicidade e ajustar a forma como lida com dados pessoais.
Este caso é parte de uma série de ações coletivas iniciadas em 2018 por uma associação francesa, que envolvia outras big techs, como Google, Apple, Facebook e Amazon, acusadas de utilizar dados pessoais sem o consentimento adequado dos usuários.