O que as histórias de sucesso empreendedoras têm em comum? Elas invariavelmente envolvem pessoas proativas, com paixão pela inovação e olhar visionário. Como forma de reconhecer a atuação dos empreendedores locais para o desenvolvimento do Estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) abriu suas portas na noite desta quarta-feira (30) para a sessão solene de outorga da Comenda do Mérito Legislativo Ueze Elias Zahran.


Roberto Hashioka, propositor da solenidade

“Hoje, estamos aqui para celebrar o espírito empreendedor, a coragem e a capacidade de transformar ideias em realizações. É uma alegria reconhecer o empreendedorismo como o motor que impulsiona o crescimento de nosso Mato Grosso do Sul, algo que pude testemunhar ao longo da minha trajetória como engenheiro rodoviário, gestor público e, agora, deputado”, afirmou Roberto Hashioka (União), propositor da solenidade.      

Homenageados e convidados foram recepcionados pela Orquestra Jovem Sesc, sob a regência do maestro Bibi de Carvalho. Com um repertório diversificado que atravessou diferentes épocas e estilos musicais, os jovens músicos fizeram uma emocionante apresentação no saguão principal da Casa de Leis. Na abertura da sessão solene, foi a vez do Coral da Assembleia Legislativa deixar o plenário com corações aquecidos. Sob a regência do maestro Nillo Cunha e coordenação de Marlene Figueira, cada nota musical ganhou vida e cada voz revelou a profundidade das composições.

Os homenageados da noite foram: Caio Turqueto, Edison Ferreira de Araujo, Paulo Roberto Hans (in memoriam), Roberto Tarashigue Oshiro Júnior, Sérgio Marcolino Longen, Márcio Bergamaschi Garcia (in memoriam), Valdir José Zorzo, Joceli Aparecida Duarte Jara, Alberto Sérgio Capuci, Adeilton Feliciano do Prado, Ademir Francescon, Álbi Urrutia Abdalla, Luiz Rafael de Alvarenga Ribeiro, Rafael Gomes, Firmino Miranda Cortada Neto, Elaine Matida Suzuki, Kenji Suzuki, Amadeu Claudio Ziliotto, Mariza Domingos, Marcio Kazuo Funada, Daniel Hoffmeister Paschoini,  Alessandra Rosselli Alencar Boeri, Jaime Cardoso da Cruz, Vivyann Rodrigues da Rocha, Manoel Pires, Denise Silva, Juliano Battistel Kamm Wertheimer, Rafael Nantes Tenuta, Inês Conceição Santiago da Silva e Willian Castelani Viacek.


Juliano Wertheimer discursou em nome dos homenageados

“É com muito orgulho e satisfação que estamos sendo reconhecidos hoje pela Assembleia Legislativa. Aqui estão os empresários que fazem acontecer. Ao impulsionar negócios, gerar empregos e promover o bem-estar social, os empreendedores se tornam pilares fundamentais para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, disse Juliano Battistel Kamm Wertheimer, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Mato Grosso do Sul, que discursou em nome dos homenageados.

Trajetória de protagonismo

A honraria leva o nome de Ueze Elias Zahran, que criou vários negócios, gerou muitos empregos e promoveu importantes mudanças sociais. Em 1965, ele inaugurou a TV Morena, a primeira emissora de Mato Grosso, antes da divisão do Estado. Dois anos depois, fundou a TV Centro América. Em 1955, implantou a empresa Copagaz.

Em 1996, lançou a campanha “SOS Crianças Desaparecidas”, a qual utilizou etiquetas de botijões de gás para divulgar fotos de pessoas desaparecidas. Três anos depois, criou a Fundação Ueze Zahran, dedicada a promover ações sociais. A entidade oferece programas de educação para adultos, cursos de computação para idosos e atividades culturais para jovens e crianças.

Em 2015, o empresário recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o título de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Em dezembro de 2018, Ueze faleceu aos 94 anos.  


Caio Turqueto falou em nome da família Zahran

“Uma homenagem a um homem cuja visão transformou profundamente o cenário empresarial e social de nosso Estado e do país, e que fez ecoar seu nome pela determinação em acreditar que o progresso é forjado por sonhos e trabalho árduo. Em agosto, celebraríamos seu centenário, um marco dos esforços que transcenderam a fundação de empresas e firmaram raízes profundas em Mato Grosso do Sul, ampliando as oportunidades para gerações inspiradas por seu legado”, destacou Hashioka.

Para o presidente do Grupo Zahran e CEO da Copa Energia, Caio Turqueto, o sucesso do empreendedor tem um impacto profundo, capaz de encorajar pessoas a se aventurar no mundo dos negócios. “Ueze saiu de uma posição muito humilde, sonhou alto e construiu o sonho dele. Esse exemplo estimula as outras pessoas, e o Brasil precisa de mais empreendedores, pois são eles que geram emprego e riquezas”, falou Turquetto, em nome da família Zahran.