De crianças a idosos, todos tiveram espaço na 2ª Corrida dos Poderes. E para celebrar esse espírito democrático, foram entregues, nesta quarta-feira (30), em solenidade que encerrou a edição deste ano, 144 troféus para os três melhores colocados por faixa etária nas provas de cinco e dez quilômetros para homens e mulheres, servidores e público geral. A cerimônia, realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, também oportunizou um breve balanço de autoridades que estão à frente da iniciativa.


Mônica Riedel: “Foi uma edição de muito sucesso”

Como parte da democratização da Corrida para todas as idades, a edição deste ano trouxe como uma das novidades a corrida kids, com participação de 250 crianças de três a 13 anos. Os pequenos levaram a sério a brincadeira e se esforçaram para concluir o mais rápido possível o percurso de 50 metros. “A corrida Kids foi linda de se ver. Dava pra notar como as crianças estavam empolgadas, focadas e que faziam todos os movimentos na hora da largada”, comentou Kátia Claro, uma das idealizadoras da Corrida dos Poderes.

A participação das crianças teve apenas caráter recreativo. No entanto, o reconhecimento dos esforços de pessoas de diferentes idades é uma marca da Corrida dos Poderes desde a primeira edição. E, nesta tarde, receberam troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares, corredores dos sexos feminino e masculino de diversas idades, de adolescentes a pessoas com mais de 60 anos, tanto servidores quanto público geral.


Kátia Claro: “A corrida kids foi linda de se ver”

Esse espírito de democracia, de acolhimento a todas as idades, foi enfatizado pela primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel. “A ideia é continuar com essa corrida democrática como tem sido”, disse. Para ela, a participação de crianças e de pessoas de diferentes idades faz da Corrida dos Poderes um evento para as famílias. “Acaba sendo um ambiente familiar e comemorativo do Dia do Servidor, pois os servidores podem fazer o seu esporte na companhia da família inteira. Do pequeno ao mais velho, todos podem participar”, finalizou.

Premiados provam que esporte não tem idade e é bom para a saúde

Entre os atletas que suaram para conquistar um lugar no pódio e mostrar que esporte não tem idade, está Geraldo Pereira de Souza, que completa 69 anos no início do próximo mês. Primeiro lugar na prova de 5 quilômetros (público geral), Geraldo cruzou a linha de chegada com 23 minutos e 53 segundos. E cruzou tantas outras linhas em sua vida com a ajuda da atividade física. “A caminhada e a corrida me salvaram”, disse.


Marcelo Miranda: “Aproxima os Poderes da população”

Ter a vida salva pela caminhada e corrida não é exagero de expressão de Geraldo. Conforme contou, ele sofria de depressão e já lutou contra um câncer. “Eu chegava a tomar 40 comprimidos por dia”, lembra-se. “Então, eu corro mais pela minha saúde, pra ajudar a minha saúde”, acrescentou o atleta, que pratica corrida desde 1989 e tem cerca de 200 medalhas, além de troféus.

Quem também é bem familiarizada com o pódio é Rosalina Maria dos Santos, que entrou recentemente na casa dos 60 anos. “A corrida é a minha paixão”, declarou Rosalina, que, nesta tarde, recebeu troféu de primeiro lugar na prova de cinco quilômetros para público geral. Mais um troféu para a sua coleção.  “Neste ano, eu já fiz 14 corridas. E foram 14 pódios. Também fiz minha maratona, minha primeira maratona. Então, eu estou feliz e me sinto realizada”, comemorou.

Autoridades comemoram sucesso da Corrida e já falam da terceira edição

A cerimônia também serviu como oportunidade para ligeiro balanço da Corrida deste ano e já para sinalizar algumas ideias para a edição de 2025. “A avaliação é a melhor possível. Primeiro, pelas novidades que nós adotamos nessa segunda edição. Tudo foi um sucesso, o que só colabora pra que a terceira edição aconteça também com o mesmo sucesso”, avaliou Kátia Claro. Ela adiantou que para o ano que vem haverá esforço para que a Corrida se expanda para cidades do interior.

Para a primeira-dama, Mônica Riedel, a 2º Corrida dos Poderes conciliou a celebração do Dia do Servidor Público com importantes campanhas, a da Caixa Encantada, que arrecada brinquedos a ser entregues a crianças no Natal, e a “Todos por Elas”, de enfrentamento ao feminicídio. Além disso, a primeira-dama enfatizou todo o clima familiar do evento. “Foi ambiente muito legal, uma energia muito boa. Foi uma edição de muito sucesso”, finalizou.


Geraldo de Souza, de 69 anos, ocupou o lugar mais alto do pódio 

Também à frente da organização da Corrida dos Poderes, o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, destacou a participação dos servidores e a união dos Poderes. “Foi possível ver a alegria, como o servidor respondeu a esse chamado, essa união dos poderes. Então foi uma experiência muito bacana. É um evento que aproxima realmente os Poderes da população”, comentou.

Realizadores

A realização da corrida é da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), com organização da Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), Governo do Estado, e apoio da ALEMS, Poder Judiciário, Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e Tribunal de Contas de MS (TCE-MS).

Serviço

Para acessar a relação de todos os vencedores nas provas de cinco quilômetros, clique aqui, e na de dez quilômetros, aqui. Para saber mais sobre a 2ª Corrida dos Poderes, acesse o site oficial da ação. 

Leia mais:

Corrida dos Poderes: Evento reúne 5 mil em espírito de união e cuidado com a saúde

Corrida dos Poderes: Presidente Gerson destaca importância de vida saudável

Com 3,5 mil vagas, Corrida dos Poderes amplia para crianças e municípios do interior de MS

Corrida dos Poderes: Com clima agradável, evento reúne 2,5 mil pessoas