Novo coletivo coordenará uso de tecnologias avançadas em cinema, TV e parques, sob liderança de Jamie Voris

A Walt Disney formará um novo grupo para coordenar o uso de IA (inteligência artificial) e XR (realidade mista) nas áreas de cinema, televisão e parques temáticos. A informação foi divulgada em um e-mail obtido pela Reuters.

O grupo, chamado Office of Technology Enablement, terá Jamie Voris como líder. Ele é o ex-CTO do estúdio de cinema da Disney. A iniciativa não centralizará projetos nessas tecnologias, mas garantirá que os diversos projetos da empresa fiquem alinhados com sua estratégia geral. Eddie Drake assumirá o cargo de CTO do estúdio, substituindo Voris.

Alan Bergman, copresidente da Disney Entertainment, destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, os avanços em IA e XR continuarão a impactar as experiências dos consumidores, os processos criativos e os negócios da Disney. Portanto, é essencial que uma empresa explore essas oportunidades e avalie os riscos.

Com uma equipe de liderança central já definida, o grupo planeja expandir  e passar a contar com cerca de 100 funcionários. Kyle Laughlin, que possui experiência em realidade aumentada, realidade virtual e IA, retornou à empresa em março como vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Walt Disney Imagineering, divisão responsável pelas atrações dos parques temáticos.