Elaine Cassiano compõe a chapa que venceu a eleição do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 2025
A reitora do Instituto Federa de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, assumirá a vice-presidência de Administração do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 2025. A dirigente compõe a chapa ‘Diversidade que une, educação que transforma’, com a qual a reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, foi eleita presidente do colegiado.
A eleição, que teve chapa única, foi realizada nesta quarta-feira, 12, durante a 140ª Reunião Ordinária do Conif, em Brasília (DF). Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conselho puderam votar.
Elaine Cassiano ressaltou os desafios de ocupar a Administração do colegiado que representa toda a Rede Federal.
“Assumir a vice-presidência de Administração é integrar o planejamento financeiro e administrativo às demandas estratégicas das câmaras temáticas, articulando ações que assegurem eficiência, alinhamento às metas do Conif e reflexo das prioridades da Rede Federal”, comentou.
Primeira reitora reeleita no IFMS, Elaine Cassiano é doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, e mestre em Gestão Agroindustrial, com especializações em Gestão de Pessoas e Docência. Formada em Administração e Contabilidade, atua principalmente na Administração de Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico.
A docente leciona em programas de pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas, Liderança e Inovação Tecnológica, e também em cursos de graduação e cursos técnicos. Coordenou cursos de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional, e atua como palestrante em áreas como Avaliação de Desempenho e Liderança.
Presidência – Para Ana Paula Giroux, que assumirá a presidência do Conif em 2025, a eleição representa um momento significativo não apenas para o Conselho, mas também para a história do Colégio Pedro II, uma das mais tradicionais instituições de ensino do país.
“É uma eleição histórica. Ser presidente do Conif traz uma grande satisfação e mostra que a nossa Rede Federal é, de fato, um coletivo que representa todas as instituições. O Colégio Pedro II, os dois Cefets e os 38 Institutos Federais têm suas peculiaridades, e a nossa intenção como chapa eleita é que cada uma das instituições se sinta representada”, disse.
A presidente eleita é professora do Colégio Pedro II desde 1986. Graduada em Letras, com especialização e mestrado em Linguística, todos cursados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já atuou como professora alfabetizadora, orientadora pedagógica, coordenadora de Língua Portuguesa e diretora-geral do Campus Humaitá I, por dois mandatos (de 2014 a 2022), assumindo a reitoria do Pedro II em outubro de 2022.
Eleição – Durante a apresentação da chapa, os candidatos expuseram as propostas para a gestão, que pretende priorizar pautas como a ampliação da visibilidade do Conif e da Rede Federal; o fortalecimento da atuação dos Fóruns e suas respectivas câmaras; o apoio à mobilidade internacional; e a continuidade da articulação em torno da defesa de políticas públicas que beneficiem não somente as instituições associadas ao Conif, mas a educação brasileira.
A comissão eleitoral foi presidida pela reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Nilra Filgueira Bezerra, e teve como membros o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Victor Saraiva; o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos César Teixeira; o reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Romaro Silva; a diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Conif, Fernanda Torres; e o secretário administrativo do Conselho, James Dantas.
Posse – Está prevista para fevereiro de 2025, em Brasília, quando termina o mandato do atual presidente do Conif, Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
A próxima gestão terá ainda Ana Paula Palheta, reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; José Arnóbio, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), como vice-presidente de Relações Institucionais; e Maurício Gariba Júnior, reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), como vice-presidente de Gestão de Pessoas.
Conselho Fiscal – O pleno do Conif também definiu nesta quarta-feira, 4, a atual composição do Conselho Fiscal para o mandato de um ano, com possibilidade de uma recondução.
A titularidade do grupo ficou com as reitoras Oneida Irigon e Ruth Sales, dos Institutos Federais de Goiás (IFG) e de Sergipe (IFS), respectivamente, além do reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá.
Compete ao Conselho Fiscal examinar os documentos fiscais e contábeis da presidência a qualquer tempo, emitindo pelo menos um parecer anual obrigatório ao término do ano fiscal, para apreciação e deliberação do pleno.
Conif – Criado em 2009, o Conselho tem como objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que juntos contabilizam mais de 600 unidades em todo o país.
Mais informações sobre a atuação do colegiado podem ser consultadas na página do Conif.
- Com informações da Diretoria de Comunicação do Conif