Nesta segunda-feira (9), o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), e o Sebrae/MS formalizaram um acordo de cooperação técnica para promover o empreendedorismo como ferramenta de transformação social. O evento ocorreu na sede do Sebrae em Campo Grande e contou com a presença de lideranças estaduais, incluindo o governador Eduardo Riedel, representantes do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e membros de comunidades indígenas e quilombolas.
O acordo tem como objetivo principal criar iniciativas que fomentem a inclusão social e econômica de grupos historicamente sub-representados. Entre os públicos-alvo estão mulheres em situação de vulnerabilidade, Pessoas com Deficiência (PcDs), público 60+, povos indígenas e quilombolas. A parceria busca gerar oportunidades por meio da capacitação e do incentivo ao empreendedorismo, alinhando-se às ações do programa Sebrae Plural e da SEC.
A parceria amplia ações realizadas em 2024, que já tiveram impacto positivo, como o primeiro Empretec Rural adaptado para um público indígena, capacitando 30 mulheres da etnia Ofaié. Para 2025, estão planejadas novas iniciativas, incluindo sete Empretecs Rurais em cidades como Amambaí, Caarapó, Dourados, Miranda, Porto Murtinho, Japorã e Corumbá, focados em indígenas e quilombolas. “Esse acordo leva o empreendedorismo como alternativa de inclusão social e econômica às comunidades mais vulneráveis”, afirmou Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância do diálogo e da ação conjunta para alcançar o crescimento inclusivo. “Tão importante quanto crescer é estender a mão a quem mais precisa”, disse. Já Viviane Luiza, secretária da SEC, enfatizou o impacto das ações: “Essa união de esforços entre governo, Sebrae e comunidades é uma política pública estruturante e eficaz, que faz a diferença na vida das pessoas”.
Sobre o Empretec
Metodologia de capacitação desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é aplicado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. Trata-se de um seminário intensivo voltado para pessoas que desejam desenvolver ou aperfeiçoar habilidades empreendedoras.
O programa tem como foco trabalhar as características de comportamento empreendedor, como iniciativa, persistência e comprometimento. Por meio de dinâmicas práticas e desafiadoras, os participantes são estimulados a reconhecer pontos fortes e superar barreiras pessoais e profissionais, tornando-se mais preparados para enfrentar os desafios do mercado.
Além de promover o autoconhecimento e a transformação de atitudes, o Empretec auxilia os empreendedores a identificarem oportunidades, melhorar a gestão de negócios e criar estratégias para alcançar resultados mais eficientes e sustentáveis. No país, ele é amplamente reconhecido como um dos principais cursos de formação empreendedora, impactando positivamente empresários, futuros empreendedores e líderes comunitários.
Balanço: Sebrae Plural
Em 2024, o Sebrae/MS, por meio do programa Sebrae Plural desenvolveu ações que impactaram diversos públicos quanto à inclusão social e a geração de renda. Neste sentido, mais de seis mil mulheres foram atendidas por iniciativas de empreendedorismo. Já o público 60+ foi beneficiado com oficinas em projetos comunitários e por meio de uma parceria com a Universidade da Maturidade, vinculada à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Em relação aos povos originários, mais de 1.500 indígenas foram capacitados em áreas como empreendedorismo, turismo comunitário e educação empreendedora.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.