Segundo Leslie Livesay, novas missões da agência norte-americana podem revolucionar a exploração espacial
A vice-diretora do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, Leslie Livesay, afirmou que a agência norte-americana está cada vez mais próxima de descobrir se há vida fora da Terra, informa O Globo. Em entrevista ao jornal El País durante uma visita à Espanha, ela destacou que a busca por vida extraterrestre está no centro das operações da Nasa, com avanços tecnológicos que prometem revolucionar a exploração espacial.
“Estamos cada vez mais perto de poder responder a essa pergunta”, declarou Livesay. Um marco nesse esforço é a missão Europa Clipper, que investigará a lua Europa, de Júpiter, considerada um dos lugares mais promissores para abrigar vida devido ao seu imenso oceano subterrâneo de água salgada. “Ela não foi projetada para buscar vida diretamente, mas queremos saber se sua composição permite condições favoráveis para a vida”, explicou.
Entre as novas missões previstas está a Mars Sample Return, que pretende trazer amostras de Marte até o final da década de 2030. Outro projeto revolucionário é o Observatório de Mundos Habitáveis, que buscará sinais de vida em exoplanetas. “Ele será o primeiro telescópio projetado para procurar vida em outros planetas fora do sistema solar”, destacou.
Livesay também mencionou o uso crescente de robôs para reduzir a exposição humana em ambientes extremos. A Nasa desenvolve tecnologias como o helicóptero Ingenuity, já em operação em Marte, e o Dragonfly, planejado para explorar Titã, a lua de Saturno. “Precisamos de robôs que possam perfurar gelo e explorar oceanos subterrâneos, como o de Europa. É um desafio em que trabalhamos há anos.”