Em 2024, o mercado de veículos leves elétricos teve mais de 177.000 emplacamentos; dezembro registrou recorde

A venda de carros elétricos no Brasil registrou um aumento de 89% em 2024, com 177.358 veículos leves eletrificados emplacados de janeiro a dezembro. Os dados foram divulgados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Eis a íntegra do levantamento (PDF – 441 kB).

O segmento de veículos elétricos plug-in, incluindo os BEV (100% elétricos) e os PHEV (híbridos plug-in), manteve a maior participação de vendas no mercado de eletrificados, com 71% do total.

O Estado de São Paulo liderou com 32% das vendas totais em 2024, seguido por Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

O presidente da associação, Ricardo Bastos, comemorou os resultados. “Foi um ano espetacular para a eletromobilidade, de crescimento sustentável e de números muito expressivos”, afirmou.

A ABVE anunciou que, a partir de janeiro de 2025, haverá uma distinção nas estatísticas entre micro-híbridos e outros veículos eletrificados por causa de debates técnicos sobre a classificação dos micro-híbridos.