Jason Oppenheim, protagonista da série “Selling Sunset”, afirmou que proprietários estão quebrando leis ao aumentar preços de aluguéis em meio aos incêndios que atingem a cidade

Jason Oppenheim, estrela de reality show americano sobre mercado imobiliário, afirmou que proprietários estão aumentando ilegalmente preços de aluguéis em meio aos incêndios que atingem regiões de residências de luxo em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Oppenheim protagoniza a série “Selling Sunset”, sobre o mercado imobiliário de casas de luxo em Los Angeles. Ele é proprietário da imobiliária que leva seu sobrenome e é referência no comércio de casas de luxo dos Estados Unidos.

Em entrevista à BBC concedida no domingo (12.jan.2025), o magnata imobiliário afirmou que proprietários estão se aproveitando de um desastre natural e cobrando preços muito acima do mercado por conta da urgência das pessoas em encontrar uma casa.

Nós estamos vendo proprietários que estão se aproveitando da situação. Mandei um cliente meu a uma casa em que o proprietário estava pedindo 13 mil dólares por mês. Ele ofereceu 20 mil dólares por mês e um adiantamento de 6 meses, mas o proprietário disse que queria 23 mil dólares. Há leis que impedem o aumento de preços na Califórnia que estão sendo ignoradas. Não é o momento de se aproveitar disso, é ilegal tirar vantagem de um desastre natural”, disse.

Quando perguntado se os proprietários estavam cometendo práticas abusivas e quebrando leis, Oppenheim foi categórico.

Absolutamente. Eu pesquisei a lei, os proprietários não podem cobrar mais de 10% acima do preço de antes do desastre”, explicou.

Nesta 2ª feira (13.jan), a prefeita de Los Angeles, Karen Bass (Partido Democrata), fez uma publicação no X (ex-Twitter) orientando a população a denunciar a prática de cobrança abusiva. Bass disse que cidadãos devem ligar para o “My LA”, um serviço de atendimento não emergencial, e reportar práticas ilegais de aumento de preços.

Incêndio

O número de mortos em decorrência dos incêndios que atingem Los Angeles chegou a 24 nesta 2ª feira (13.jan), segundo o New York Times. São 3 focos de incêndio que atingem diferentes áreas da região metropolitana da cidade.

O maior incêndio continua sendo o de Palisades, que já queimou mais de 23.000 hectares e está 13% contido. Outros focos estão na região de Eaton, onde o fogo já consumiu 14.000 hectares e foi 27% contido, e em Hurst, com 799 hectares de queimada já quase totalmente contida. As informações são do Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (conhecido como Cal Fire, em inglês).

Ainda de acordo com o Cal Fire, mais de 12.300 estruturas já foram destruídas pelo fogo.