Iniciativa inclui envio de especialistas e R$ 1,5 bilhão em recursos para São Paulo, Acre, Paraná e Espírito Santo
O Ministério da Saúde iniciou na 2ª feira (13.jan.2025) uma operação focada no combate à dengue e outras arboviroses em São Paulo, Acre, Paraná, Espírito Santos. A medida, que inclui o envio de equipes técnicas, tem como objetivo reforçar a vigilância epidemiológica e a assistência à população.
Os Estados apresentam um número elevado de casos. A capital do Espírito Santo, Vitória, recebeu a 1ª visita, seguida por São José do Rio Preto (SP), Rio Branco (AC) e Foz do Iguaçu (PR).
A iniciativa faz parte de uma estratégia mais abrangente, anunciada pela ministra Nísia Trindade. Durante o evento, foi inaugurado o COE (Centro de Operações de Emergência) para Dengue e outras Arboviroses e divulgado um novo plano de contingência. O plano visa a ampliar as ações de prevenção, preparar a rede de assistência e conter a propagação das arboviroses no país.
Além do apoio técnico, os Estados receberão orientações para promover a educação em saúde e a mobilização social. O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
Desde 2023, o Ministério da Saúde mantém um monitoramento constante do cenário epidemiológico das arboviroses, coordenando esforços de controle em todo o território nacional. Para essas ações, foi alocado um orçamento de cerca de R$ 1,5 bilhão.
Os dados epidemiológicos indicam a gravidade da situação. Em 2024, São Paulo registrou mais de 2 milhões de casos prováveis de dengue, com 7,3 mil casos notificados em 2025.